sábado, 2 de julho de 2011

Aperte a Mão de quem o Alimenta!

Pin It
O MLST, movimento social pela reforma agrária no Brasil e organizado em dez estados da Federação, este ano vai marchar!

“Aperte a mão de quem o alimenta”. Com esse lema, foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (30/ 06) em Goiânia, a Marcha Nacional da Reforma Agrária do Século XXI. A Marcha, cujo momento mais importante será uma caminhada a Brasília, saindo de Goiânia no dia 21 de agosto, está sendo coordenada pelo Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), que existe há 14 anos. “Acreditamos que a reforma agrária liberta o trabalhador da exploração e liberta o meio-ambiente da destruição”, explicou o coordenador nacional do MLST em Goiás, Aparecido Ramos.

O Plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, na cidade de Goiânia, foi o local do lançamento da Marcha e reuniu trabalhadores rurais, especialistas, militantes da reforma agrária, deputados e organizações da sociedade civil. A Marcha é uma atividade do MLST para promover o necessário resgate do debate da reforma agrária na agenda política brasileira.

O MLST inicia o diálogo com a sociedade sobre os temas centrais de um projeto político que defende a concepção de um novo modelo de Reforma Agrária para o Brasil, onde as Empresas Agrícolas Comunitárias (EAC) figuram como alternativa econômica, social e cultural ao modelo de agricultura convencional desenvolvido pelo agronegócio. Sem qualquer receio da apropriação do termo “empresa”, comumente rotulado como um modelo ideológico de desenvolvimento, a experiência das EAC vem sendo encarada como a solução para combater o processo de favelização dos assentamentos pelo Brasil.

A Marcha da Reforma Agrária do século XXI é de todas as pessoas que lutam para acabar com a fome e a miséria no Brasil. É a Marcha da confraternização dos que trabalham e lutam no campo e na cidade pela democratização da terra para produzir alimentos saudáveis livres de agrotóxicos.

Aperte a Mão de Quem o Alimenta porque os trabalhadores e trabalhadoras rurais são responsáveis por 70% da produção de alimentos básicos da mesa do brasileiro; porque representa 74,4% da mão-de-obra do campo; porque desenvolve o comércio local; porque produz alimentos preservando o meio ambiente; porque diversifica sua produção; porque democratiza o acesso a terra.

Marchamos pela Reforma Agrária do Século XXI com companheiros e companheiras de todo o país.

Saída: 21 de Agosto de 2011

Cidade de Goiânia rumo à Brasília

MLST, nossa luta é pra vencer!

Contatos:

Aparecido Ramos – Membro Direção Nacional - GO (62) 9917 – 7981 ramosfaria@gmail.com
Bruno Maranhão – Membro Direção Nacional - PE (81) 9635 – 8623 maranhaobruno@hotmail.com
Jutai Moraes – Membro Direção nacional – BA (71) 9965-0022 e 9104-1548 jutaimj@bol.com.br

Email da Marcha: marchaseculo21@gmail.com
Twitter: @mras21
------