sexta-feira, 1 de julho de 2011

PNBL ou a cegueira voluntária

Pin It
Acho engraçado sites de fanáticos petistas que uma hora louvam que o Brasil agora é um "país de classe média" e na outra reclamam da mesma classe média... Sempre quando lhes convém.

Socialismo foi abandonado completamente por essa gente, eles adoram o capitalismo cor-de-rosa trazido por Lula e ampliado por Dilma, dizem amém pra tudo. O governo tem status de divindade, "Lula é meu pastor e nada me faltará" e Dilma é sua serva fiel e devemos, logo, seguí-la.
Pois esta mesma classe média de esquerda (que já tem banda larga privada), está se comportando como alienada em suas críticas, querendo negar ao pobre o que ela já tem e usa. Para o pobre, que no Brasil sempre “tinha que esperar”, ter uma opção agora e já de banda-larga a R$ 35,00 resolve seu problema imediato.
A opção é a banda larga mais cara que oferecida por empresas de telefonia móvel, por exemplo, pouco mais barata que a oferecida pelas teles fixas e sem qualquer garantia de qualidade. É auqela velha "é pro pobre, ele não tem nada, então qualquer merda tá bom".

Essa nova elite petista e os fanáticos de plantão não conseguem compreender que apenas reavivam os velhos preconceitos contra o pobre, o de que se não tem nada, dá 10 reais que é melhor que nada, dar 100 dá trabalho, então vai o fácil logo que enche um pouco a boca e vamos empurrando o resto com a barriga.

É o paternalismo de tratar o pobre como massa de manobra sempre pronta a aceitar qualquer porcaria que se lhes impõe.

O engraçado é que peguei o trecho acima e comentei antes de ler o resto, e não é que eles repetem meu argumento? É pro pobre, então qualquer merda serve (grifo abaixo meu)!
Pode ser que as teles não cumpram todas as metas. Pode ser que não cumpram metas de qualidade. Mas e daí? A fila de problemas andou. Pelo menos grande parte da população já será incluída na banda-larga com a infra-estrutura que já passa na porta da casa, e grande parte da população de baixa renda não terá que ficar esperando pelo Orçamento da União, aprovação no Congresso, licitações e embargos na justiça, concursos para contração de pessoal na estatal, aumentos de capital e assembléia de acionistas de uma empresa estatal que tem ações em bolsa de valores, etc. Enquanto isso, a cada ano que passa, a Telebrás já estará melhor estruturada em 2012, 2013, etc. para fazer novas ofensivas sobre as teles privadas.
PRa que dar um quilo de arroz? Dá logo uma colher que tapa o buraco do dente, resolvemos o problema por hora, depois a gente pensa em coisa melhor... ou não!

É um primor de fanatismo petista.

O engraçado ainda é a cegueira de "prever" uma estruturação da Eletrobrás, cuja função já foi delineada pelo Minicom, a de não fazer nada e ficar só olhando, como a ANATEL. Fanatismo cega.

O neopetismo não enxerga problemas (na verdade não enxerga nada) em dar bilhões pras teles em troca de um serviço medíocre. Banda Lagar, doravante o PNBL, não é prioridade, se fosse teria rios de dinheiro disponível e não os cortes que conhecemos bem. Plano Nacional de Mamata pras Teles à toda!

----

Aliás, o comentário ótimo da @lessinha_nane me lembrei que eu, além da internet fixa (e péssiam, sempre com traffic shaping) da Telefônica eu também tenho 3g da TIM no celular, com franquia de 300MB. Eu não uso muito, basicamente e-mail, Twitter e faço tettering (usar a conexão 3g do celular no notebook) uma ou duas vezes por semana quando estou no mestrado e NUNCA termino o mês sem estourar os 300MB de limite. E minha velocidade no 3g sequer é de 1MB, é mais baixa.

Imaginem então como será a vida de quem entrar nessa roubada de PNBL com 300MB de limite tendo que usar exclusivamente esta conexão! É realmente ridículo!

--------



------