quinta-feira, 15 de maio de 2014

O PT denuncia o golpe? O fim da receita do consumo e o levante das ruas

Pin It
"A vida de quem mora numa favela melhorou da porta pra dentro... mas e da porta pra fora?!? continua a mesma merda... esse é o ponto central... e aí que está o ponto vital da coisa... Se o PT não fizer isso, ele tbm será substituído..." Thiago Honorato
Eu tô sentindo uma vergonha alheia assustadora depois de assistir ao vídeo do PT que será veiculado hoje de noite no Brasil. Contrataram o roteirista da Lista de Schindler? Falta de vergonha na cara!

Engraçado como o vídeo não mostra as pessoas que HOJE morrem no chão dos hospitais, ou os milhares que vivem nas ruas pelo centro de São Paulo (culpa só do Alckmin, claro, e do Kassab... ops, não, ele é aliado). No Rio, por exemplo, tudo um paraíso. Pelo Brasil afora não tem índio sendo morto, gay sendo morto... O passado era terrível, hoje está tudo ótimo! Pessoas linchadas? Deve ser tentativa do PSDB dar um golpe. não tem relação alguma com o consumismo que o PT investe há mais de dez anos que torna produtos mais importantes e valiosos que vidas.

Sério, eu não sei nem por onde começar a criticar esse filme do PT. Eu só consigo sentir vergonha.

Uma coisa é dizer que o país melhorou com o PT - o que eu discordo em termos gerais, foram melhoras pontuais e que não se sustentarão para além da Copa e da continuidade da crise-, outra é fazer terrorismo ao estilo Regina Duarte como se Lula fosse o profeta que tirou

O medo assassinou a esperança. O PT incorporou Regina Duarte em seu momento mais apelativo.

Tiro no pé
 
Aliás, esse vídeo parece não ter caído nas graças da petistada, mesmo entre fanáticos destacados, raros foram os que comentaram comemorando. Há uma CLARA mudança no paradigma petista. Eles finalmente denunciaram o golpe pós-junho. O tom do PT até agora era sempre o do "o país está maravilhoso", agora não mais, o país está maravilhoso EM COMPARAÇÃO ao anterior. Voltaram 10 anos para resgatar FHC e atacá-lo. Antes era a continuação do excelente (sic) governo Lula, agora voltaram a comparar com FHC?

Algo deu errado no caminho, e foram as ruas se levantando e a certeza de que esse governo Dilma foi uma merda (desculpem, não há outro termo, o governo Dilma foi uma merda, um lixo, violações sob violações de direitos humanos, entreguismo, subserviência...). Os petistas acusaram finalmente o golpe.

Não que sirva pra algo, continuarão com seu fanatismo, com sua incapacidade de dialogar e reconhecer que algum dia cometeram algum erro, mas já notaram que o povo não está feliz como eles querem pintar, logo, não cola o papo de que tudo está bem, então tudo está melhor que antes talvez se encaixe. Me parece tiro no pé.


Lula e Dilma 


Nesse momento pro PT valeria investir na imagem do Lula, não da Dilma. Dilma é um fracasso político. Ela é um poste em termos de imagem. Mas não sei até que ponto o PT quer desgastar o Lula com um navio afundando. Acho que gastará sim, mas não sei quando vão usar a carta do Lula. Quanto ao mensalão, o papo de que Lula não sabia de nada colou. É obviamente ridículo, mas colou. Isso o salvou. 

Se o PT colocar Dilma pra falar ela perde de lavada, ela é uma incapaz que não consegue passar 5 minutos sem falar alguma besteira e, se for pra ler script, ela soará (como soa) um robô sem qualquer carisma.
 

Para entender a crise e o consumismo

Lula acertou a incentivar o consumo como saída (pontual) pra crise, mas o problema é que essa era a única arma do PT. Eles não sabiam ou sabem o que fazer depois disso. Incentivar indefinidamente consumo acaba dando em merda, em linchamento, em consumismo torpe... O PT achou a solução pra escapar da crise, mas nos fez entrar em outra e não sabe o que fazer.

Errado não é usar consumo como propaganda, mas pautar todo um governo nisso e ficar só nisso. 

O povo vê que a inclusão de fato não existe. O rico vai pra PUC, o pobre pra Uniban e ele SABE que a Uniban é uma merda. Ele agradece a chance, mas não é burro de achar que a coisa é a mesma. O pobre hoje tem geladeira, carro e o diabo, mas o rico mora nos Jardins, ele mora e morre baleado na favela. A realidade geral é a mesma, mudaram aspectos. O Rolezinho é o exemplo disso. Moleques da favela que querem ter acesso e vêem que o papo de que ascenderam é só papo.

Eles podem consumir, mas eles não conseguem deixar de ser o que são consumindo, ou melhor, não conseguem se inserir na classe acima só pelo consumo. Muitos estão vendo que só consumir não adianta. Oras, posso até viajar pra Europa, mas quando fico doente morro deitado no chão do SUS. O consumismo mostra seus limites. E o PT demorou pra notar isso, aliás, nem diria que notou.


É óbvio que 1 é melhor que zero - estudar na UNIBAN é melhor do que não estudar -, mas continua sendo 1 e há limites pro contentamento/descontentamento quando o discurso oficial é de que você na verdade é 10. O consumo e a elevação da renda nos moldes propostos são incapazes de tornar realidade o discurso petista. E chegamos no momento em que uma importante parcela da população notou isso, e não só notou como sabe que nem a oposição tem respostas.

A melhora de vida "da porta pra dentro" é importante, é bem vinda, mas tem limites. Tanto no aspecto prático, quanto ideológico. 

Enfim, estamos em um momento de profunda crise ideológica do PT (se é que restou alguma ideologia), de crise política e de representatividade no país (com altos índices de rejeição a candidatos e à política em si) e em meio a prenúncio de caos social com uma Copa rejeitada por parte considerável da população e ameaças concretas de violência por parte do Estado que não poupará esforços para fingir para o mundo que está tudo bem (mesmo que isto acabe até custando vidas).

A receita do PT para superar a crise se esgotou e o partido não tem novas receitas. Nem a oposição. 

Resta às ruas surgirem com pautas que possam jogar uma luz, ou mesmo alternativas ao caos que enfrentamos.
------