segunda-feira, 21 de junho de 2010

PT, Maranhão e uma justa homenagem

Pin It
Pouco comentei no Blog - na verde não comentei nada - sobre a brava luta do Deputado Federal maranhense Domingos Dutra (@DomingosDutra13) contra a direção nacional do PT.

O caso todos conhecem, este bravo deputado, junto com o militante histórico do partido Manoel da Conceição (75 anos e saúde frágil), entrou em greve de fome para exigir que o partido recuasse do golpe que deu contra a direção estadual.

Apoiar Roseana Sarney no Maranhão seria (e é) o mesmo que jogar no lixo 30 anos de luta, 30 anos de embates e combates contra uma das piores e mais agressivas oligarquias do país. Os índices de desenvolvimento do estado falam por sí. O estado está completamente abandonado, pobre, com a população nas piores condições de vida possíveis. São Luís, a capital - e falo por experiência -, está entregue. O centro histórico abandonado, a cidade imunda, perigosa...

Até onde o olhar alcança tudo é da família, ou "famiglia". Terrenos na praia, no interior são dos Sarney. Os melhores empreendimentos tem dedo da família, o principal jornal, a Rede Globo local (que surpresa), os principais políticos estão nos bolsos da famiglia... como uma máfia, tudo controla.

O Maranhão, aliás, é sui generis, o principal jornal de oposição tem o nome de, acreditem, "Jornal Pequeno".

O PT local, o PCdoB, o PDT (de Jackson Lago, que foi cassado a mando da famiglia com a conivência e apoio de nossa "justiça") e tantos outros passaram décadas combatendo essa gangue criminosa para, com uma cartada, a direção nacional do PT obrigar que tudo fosse abandonado.

Era a humilhação final e inaceitável. Humilhação à militância, aos guerreiros, ao PCdoB, ao Flávio Dino... à população do estado.

Esta atitude da Direção, inclusive, foi duramente criticada por muitos militantes não só do Maranhão mas de todo o país e veio logo após outro absurdo: O apoio ao Hélio "Telefônica" Costa para o governo de Minas. outro golpe contra a direção estadual e contra a militância.

Mas, enfim, greve encerrada, uma vitória parcial. A direção nacional continuará a cometer o crime de apoiar a oligarquia estadual, mas permitirá à militância que apoie o candidato do PcdoB - a quem iriam originalmente apoiar - e o espaço para proganda na TV será dividido entre a criminosa Sarney e Flávio Dino.

Parcial, mas ainda assim uma vitória.

Fica aqui minha homenagem a estes lutadores que desafiaram um gigante e conseguiram sensibilizar a todos.


O Blog Conexão Brasília Maranhão é uma boa fonte de informações sobre o caso.
------