sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gora ta Gora: Espanha, Fascistas e a ETA

Pin It
Gora ta Gora

Gora ta Gora Euzkadi
aintza ta aintza
bere goiko Jaun Onari.

Areitz bat Bizkaian da
Zar sendo sindo
bera ta bere lagia lakua

Areitz gainean dogu
gurutza deuna
beti geure goi buru

Abestu gora Euzkadi
aintza ta aintza
bere goiko Jaun Onari

Esta música é o Hino do PNV, Partido Nacionalista Basco. Motivo de discórdia e razão deste post.

O título deste post poderia ser "O dia em que fui ameaçado por fascistas espanhóis" ou até "O dia em que me senti na pele o que sofre o povo Basco", mas acho que o usado coube perfeitamnete e descreve bem o que pretendo explicar abaixo.

Situando os acontecimentos, só posso começar este relato com os ataques da ETA contra um Quartel da guarda civil em Burgos e um atentado com carro-bomba em Mallorca.

No primeiro atentado, 47 cerca de 60 ficaram feridos, no segundo, dois guardas civis foram mortos. Ainda que a ETA não tenha reivindicado autoria e até agora não haja confirmação de que o grupo tenha ligado antes para avisar, como costuma fazer, tudo indica que ambos os ataques sejam obra da ETA. O diário Gara assim o noticiou e pelo seu acesso privilegiado à ETA, vamos com ele.

Reação no Twitter, espanhóis condenando o ataque e, mais além, convocando reações contra a ETA. Até aí, nada fora do esperado. A mídia em peso atacando, o PSE e demais partidos reclamando, acusando, soltando bravatas, anunciando mais repressão e, no fim, ninguém notando o detalhe mais importante: A violência estatal espanhola mantém viva a ETA. Violência gera apenas mais violência.

É óbvio, simples e está na cara mas todos teimam em não ver, afastam a verdade e a razão como uma mosca pentelha que fica voando, passando desavergonhadamente pela nossa frente e teimando em pousar em nosso rosto!

O objetivo deste post não é comentar as reações, não é comentar do ataque ou ataques em si e tampouco tenho qualquer intenção de demonstrar que a ETA responde à repressão espanhola, agora ainda mais clara com o governo sociofascista de Paxti López que iniciou uma verdadeira inquisição no País Basco.

De nada adianta dedo em riste, anúncios de que a ETA acabou ou está acabada, de que a ETA será esmagada, de que o País Basco será libertado do grupo e outras bravatas. Sejamos pragmáticos, a ETA não sumirá do mapa pela vontade dos espanhóis.

Para reações, discussões e afins sobre o assunto, recomendo os seguintes links:

Gara: "La izquierda abertzale reitera que "el conflicto político no tiene solución desde la lógica de la derrota policial""

En el comunicado que ha difundido, la izquierda abertzale ha reiterado que "el conflicto político que enfrenta al Pueblo vasco con el Estado no tiene solución desde la lógica de derrota policial o militar de ETA". Añade que "los largos años transcurridos desde sus orígenes, el sufrimiento acumulado por todas las partes… obliga, desde la responsabilidad política, a extraer una conclusión clara: la derrota policial de ETA es sencillamente una quimera".

Asegura que como única solución posible pasa por dar una respuesta democrática al núcleo del conflicto, "que no es otro que la existencia en Euskal Herria de una mayoría popular que reclama la posibilidad de que ésta pueda decidir libremente su futuro".
Gara: "Una furgoneta-bomba destroza el cuartel de la Guardia Civil de Burgos y deja 47 heridos leves"

Berriak Egunkaria: La resistencia no se fue de vacaciones
Los fascistas salieron rápidamente a cacarear sus sandeces. ¿Estarán pensando ahora los que se apoderaron ilegítimamente del gobierno "¿en qué nos metimos?". Ahora son ellos el poder en la CAV. Ellos dan las órdenes. Ya no tienen la intermediación de los cipayos del PNV y EA, como antes. ¿Qué ocurrirá cuando la resistencia vasca vuelva los ojos hacias este gobierno virreinal, comandado por un falso ingeniero y una sarta de mediocres?

Condenan el atentado, por supuesto. Los gobernantes usurpadores y los cipayos de siempre. Cn las mismas palabras gastadas y prometiendo más represión. Medio siglo de resistencia armada parece que los hubiera convencido de que no puede haber otro medio siglo. ¿Es que no conocen a los vascos?
Berriak Egunkaria: DOS GUARDIAS CIVILES MUERTOS EN UN ATENTADO EN MALLORCA
------------------
ETA Bai? ETA Ez?
Faxismoa EZ!

Enfim, o motivo deste post é denunciar como agem os fascistas espanhóis. A falta de diálogo, de compreensão, o ataque puro e simples.

O hino Gora ta Gora é emblemático. Graças ao PNV que a Esquerda Abertzale encontra-se ilegalizada neste momento e não pôde concorrer às últimas eleições autonômicas: Nem Askatasuna, nem D3M ou ANV.

O PNV foi o artífice da(s) ilegalização(ões).

Se, por um lado o partido inegavelmente era mais leniente com os Abertzales, por outro os apunhalava pelas costas e, enfim à todos os Bascos que, com a não-participação dos Abertzales são forçados a aguentar um governo de coalizão entre os sociofascistas do PSE-EE e os fascistas/franquistas do PP.

Quando li a notícia do ataque ao Quartel em Burgos escrevi a seguinte mensagem em meu twitter:
""Una furgoneta-bomba destroza el cuartel de la Guardia Civil de Burgos"Si fuera la #ETA hay solo que decir:GORA TA GORA! http://bit.ly/Pj38Y "
O que quis dizer: Uma bomba explodiu, foi obra da ETA que cada vez mais se radicaliza pela violenta repressão do agora Lehendakari Patxi López, pela recusa do PSOE de Zapatero de negociar com todas as opções, mas, especialmente, pela burrice e estupidez do PNV em referendar a ilegalização dos grupos Abertzales. A culpa é do PNV, em curtos 140 caracteres.

"Hay solo que decir:..." A culpa é do PNV

"Gora ta Gora", então, usado como uma ironia, uma acusação ao PNV, o grande responsável e traidor da cidadania basca e ao mesmo tempo um lamento irônico, ao som de "Viva e Viva", por mais um atentado que poderia ter sido evitado caso a Espanha se dispusesse a negociar com todas as opções sobre a mesa e sem imposições.

O que os fascistas compreenderam: Gora ta Gora significa "Viva e Viva", em linhas gerais.

"Hay solo que decir:..." Viva e Viva.

Como se isto fosse uma comemoração por um atentado que poderia vitimar civis, ou por atentados que poderiam vitimar inocentes sem qualquer relação com o conflito e com a situação, cidadãos não-militares.

A diferença é marcante. De uma acusação irônica ao PNV para uma exaltação do ataque à civis (não que este tenha sido o objetivo da ETA, que fique claro, os alvos eram a Guarda Civil). A primeira foi minha intenção, a segunda eu repudio.

Não é, porém, de surpreender que os fascistas tenham compreendido a segunda opção, a da comemoração. A falta de análise, de capacidade intelectual, do radicalismo torpe anti-Basco e anti-ETA tornam impossível o diálogo, a compreensão.

Jamais defendi a ETA mas, tampouco, sou hipócrita de condená-la. O mesmo fazem os Abertzales. Não condenam, ficam mudos, críticos, compreendem que a violência da ETA não é, no todo, ilegítima, senão uma resposta à opressão e, por isto, são presos, torturados e ilegalizados.

Em um Estado democrático não se condena por permanecer calado. Permanecer calado é um direito. Na Espanha, é um crime.

No fim das contas, fui atacado por fascistas espanhóis que, de quebra, demonstram todo seu preconceito e racismo contra o "terceiro mundo" neste fórum: Link.

Fui obrigado a ler coisas como:
"a mi me hace gracia como su pais es tercermundista y son sucios"

e

"cuando se tenga que comer a su gente por tener hambre (ya que vive en un pais tercermundista) otro gallo cantara"

ou ainda

"A mi me haría gracia que le pasara por encima un camión y fuera durante 30 minutos dando marcha atrás y delante durante 30 minutos"
Os ataques de "hijo de puta" foram permeados com demonstrações de fascismo e preconceito puros. Depois os espanhóis não entendem o "terrorismo" da ETA, não compreendem o porque da vontade dos Bascos de se separarem.

Antes de sequer saber deste fórum recebi o seguinte comentário em outra postagem no meu blog:
The angry spanish disse...

RAPHAEL TU NAO E MAIS QUE UM FILHO DA PUTA AUNQUE A TUA MAE NAO TEN MOITA CULPA DE ISSO, UN ESTÚPIDO E BORREGO QUE JUSTIFICA A VIOLECIA DE ETA E DEPOIS FALA DE MERDAS POLITICAS COMO EM ESTE ARTICULO. VATE A FODER PANELEIRO DE MERDA, HOJE OS TEUS HERMANOS, OS FILHOS DA PUTA DE ETA MATARON MAIS DOIS INOCENTES.

VOCE NAO E MAIS QUE UM COBARDE.


RAPHAEL TU NAO E MAIS QUE UM FILHO DA PUTA AUNQUE A TUA MAE NAO TEN MOITA CULPA DE ISSO, UN ESTÚPIDO E BORREGO QUE JUSTIFICA A VIOLECIA DE ETA E DEPOIS FALA DE MERDAS POLITICAS COMO EM ESTE ARTICULO. VATE A FODER PANELEIRO DE MERDA, HOJE OS TEUS HERMANOS, OS FILHOS DA PUTA DE ETA MATARON MAIS DOIS INOCENTES.

VOCE NAO E MAIS QUE UM COBARDE.
O fascismo enraizado na Espanha parece não ceder de maneira alguma, não importa quanto os anos passem. O PP é o mesmo partido-base de Franco, mentiroso, corrupto e pronto à torturar, matar e perseguir as minorias. O PSOE não é muito diferente, se embora possua um projeto com algum cunho social e mantenha algumas bandeiras do Socialismo europeu, por outro foi o partido que criou e financiou as GAL, grupo terrorista especializado em assassinar lideranças Bascas.

O PP jamais foi condenado pelo Franquismo, na verdade enaltecem aquele regime assassino e nada acontece, no máximo o PP periga voltar ao poder. O PSOE jamais sofreu qualquer retaliação, jamais foi ilegalizado pelo apóio, criação e financiamento dado às GAL.

Já os Bascos são mortos, torturados e ilegalizados por sua luta por independência, não importa se apóiem ou não à ETA, o mero silência, para a "justiça" da Espanha é uma confissão.

O mais interessante de tudo foi a criação de um monstro por parte da mídia e dos fascistas espanhóis. A ETA nasceu como movimento progressista de luta contra o Franquismo e pela independência, foi uma reação à repressão estatal. A ETA foi ainda a responsável pela morte de Carrero Blanco, marechal e homem mais próximo de Franco. Já na suposta democracia, a ETA combatia as GAL e o "novo" Estado que se valia do mesmo terrorismo de outrora, apenas com novas cores.

Hoje, a ETA permanece lutando, respondendo aos ataques contra a cidadania Basca. Está correta? Não. Está errada? Não.

Mais sobre o assunto neste link, uma breve análise sobre o conceito de terrorismo e mais especificamente sobre a ETA.

Por fim, cabe lembrar, a ETA completa hoje 50 anos de existência. Gora ta Gora?
------
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Leyre disse...

Raphael, perdón por no escribir en portugués. Soy de España, republicana y de izquierdas, no conocí a Franco como la mayoría de ciudadanos españoles. Sí conocemos la dictadura de eta.
Pregunta a tus bloggers "amigos" por qué hay 200.000 ciudadanos vascos refugiados en España y qué le pasó a YOYES, una mujer etarra que dijo no a eta. La asesinó eta en su pueblo delante de su hija pequeña.
¿Crees que eta es muy valiente y lucha por su pueblo ante 46.000.000 millones de "fascistas" españoles? ¿Qué han conseguido en 50 años de bombas y disparos en la nuca?
¿Acabarán con todos los españoles antes de otros 50 años? Cada vez están más solos.
Nosotros gritamos esto: VASCOS SÍ, ETA NO
¡GORA EUSKADI ASKATUTA! , ¡ETA KAMPORA!
Que no te mientan, con eta NUNCA habrá independencia, ¿comprendes?
¡Salud y república!

Anônimo disse...

ETA son una banda de asesinos. No entienden otra cosa que el tiro en la nuca y las bombas. Esa es su particular manera de entender la democracia.
Si quieren la independencia que la defiendan en el parlamento.

Anônimo disse...

no te enteras contreras

Anônimo disse...

ETA no consiguió nada porque el mal gobierno español no acepta absolutamente los derechos y demandas del pueblo vasco. Si hay refugiados vascos es por una cuestión de temor a enfrentamientos, como pasa con palestinos que se van lejos de la zona de conflicto. Por supuesto que no apoyo la violencia pero la solución está en el gobierno español y no en las acciones de ETA que al igual que muchos otros grupos revolucionarios en distintas partes del mundo necesitan (lamentablemente) de hechos duros para ser escuchaod sya que de otra manera se seguirían burlando de ellos.

Anônimo disse...

Parabens Brasil pela vitória olimpica... Vão ser uns grandes jogos. Castela fascista não podia ser premiada com este evento. Quem oprime quem tortura não tem prémio, nem desculpa ! foi bom ver o franquista rajoi com cara triste. Só penso que os castelhanos gostariam de ter os jogos por um factor: são fortes no salto em altura de carro (C. Blanco é campeão) !

Postar um comentário