Cuando abrazar a una sobrina es motivo de arresto y saludar a una amiga que no ves desde hace años es «enaltecer al terrorismo», existe un abismo entre la lógica y la «justicia». La llegada de Maite Aranalde, la noche del jueves, hizo que afloraran cientos de sentimientos sin que el pánico extendido a porrazos lograra reprimirlos.
Presa na França desde 2005 por supostamente pertencer à ETA, Maite Aranalde foi entregue à Espanha e, após pagar fiança, libertada para seguir até sua cidade natal, Ibarra, rever seus parentes e amigos que não via ha pelo menos 7 anos.
Para sua chegada, seus parentes, familiares e amigos organizaram uma demonstração na cidade. Foram reprimidos com violência extrema pela Ertzainta por "enaltecimento ao terrorismo".
Na Espanha, receber alguém, dar às boas vindas à uma sobrinha, uma filha, uma amiga, é crime.
Tres imputaciones por "enaltecimiento del terrorismo" contra dos familiares directos y una amiga de Maite Aranalde, una docena de personas contusionadas y 15 identificadas por querer "saludar, besar y abrazar" a su allegada y amiga. Es la estela de la actuación de la Ertzaintza en la madrugada del viernes contra vecinos de Ibarra, que han llamado a una manifestación silenciosa mañana.
Um dos presentes foi detido, outro foi ferido e levado ao hospital. Ambos eram tios de Aranalde. Em que sociedade, dita democrática, o ato de esperar por uma parente, uma amiga, é crime? Xabi Ijurko, o tio preso de Aranalde, foi solto horas depois e enfrentará um processo por enaltecimento ao terrorismo.
A grande questão é, como podem parentes de uma ex-presa política serem presos, espancados, criminalizados, por receber à sua sobrinha, sua amiga? Manter contato com presos políticos virou crime, sob o governo SocioFascista do PSOE no País Basco.
Cabe ainda notar que este não é um fato isolado, os ataques fascistas e a criminalização da solidariedade vem chegando ao extremo.
Las palabras se transformaron en aplausos ayer en Ibarra. Ésa fue la fórmula que los allí congregados emplearon para protestar por lo ocurrido en estos últimos días en la localidad y para mostrar su apoyo a Maite Aranalde y a los tres imputados de «enaltecimiento al terrorismo» por saludarla a su llegada al pueblo.
Bajo el lema «Utzi pakean Ibarra», la manifestación recorrió las calles de la localidad guipuzcoana en silencio por la tarde. De este modo, sin corear lemas ni lanzar gritos, medio millar de personas consiguieron llevar a cabo la protesta en tranquilidad, aunque la presencia de la Ertzaintza, que tomó las calles del pueblo mucho antes de la hora de inicio de la protesta, hacía temer que se repitieran los incidentes.O crescimento dos ataques de grupos fascistas, a repressão aos familiares de presos políticos, as tentativas de fechamento de bares Abertzales e o constante processo de ilegalização de formações nacionalistas são apenas a face visível de um processo de criminalização de qualquer coisa que se assemelhe ao Nacionalismo Basco, Abertzale. É o Estado fascista Espanhol atacando com todas as suas armas.
----------------------------------------------------
«Alerta Fascista! Cristo Rey e Falangistas», em Blog do Tsavkko
«Destroços e pintadas no monumento aos foragidos do Forte de San Cristóbal», em lahaine.org
«Novo ataque fascista à Ezpala Taberna», em SareAntifaxista
«O terrorismo fascista renasce em Euskal Herria, perante o silêncio dos "democratas"» (com vídeo), em kaosenlared.net
«Ataques fascistas em Arbizu e Orkoien», em ezkerabertzalea.info
«O LAB apela à organização de uma resposta popular contra os ataques fascistas», em kaosenlared.net
"Denunciamos estes ataques ocorridos em diversos locais e enquadramo-los na ofensiva geral do fascismo espanhol".
Ver também o acompanhamento da situação em nafarroan.com
Ataques mais recentes e também noutros herrialdes:
«Ameaças fascistas na Câmara Municipal de Oiartzun» (Gipuzkoa), em askatu.org
Apareceram várias inscrições com a assinatura da Falange, entre as quais "Gora España" e "Vigilancia y Terror Falangista".
«Ataque fascista contra o cemitério de Berriobeiti» (Nafarroa), em antifaekintza via lahaine.org
"Nos seus muros exteriores, concretamente no frontal e num lateral, apareceram inscrições contra as vítimas do franquismo e outras de conteúdo fascista".
«Pintadas nazi-fascistas nos túmulos de Lasa e Zabala», em SareAntifaxista
"As inscrições - 'Cerdos comunistas' e 'Gora Galindo' - foram realizadas na noite de 27 para 28 nos túmulos de Josean Lasa e Joxi Zabala, em Tolosa (Gipuzkoa)".
«Eraso faxista! Argia Ikastola erasotua», em SareAntifaxista
A Argia Ikastola, de Fontella, na Erribera de Nafarroa, foi alvo de um ataque nazi-fascista pela segunda vez: nas paredes e numa das portas apareceram inscrições como «ikastola nidos de E.T.A», «escuela de etarras» ou «el euskara es E.T.A»).