sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Por que a Mídia pisca

Pin It
O recente artigo do Eduardo Guimarães, "Por que a mídia piscou", é interessante mas soa um tanto quanto inocente.

De fato, as premissas são válidas, a mídia nacional, nosso querido PIG, parece ter dado uma leve mudada em seu posicionamento comum de louvar os DemoTucanos, Kassab e afins e vem até timidamente elogiando - ao menos reconhecendo avanços - (d)o Lula e seu governo.

Mas a conclusão de que isto se deve à um possível crescimento de Dilma nas pesquisas não procede. Ao menos não considero esta a única ou a possível razão final.

Em primeiro lugar cabe lembrar que os jornais estrangeiros estão noticiando a marolinha do Lula como fato consumado. Sem dúvida a Folha, Estadão e afins não tem peito para discordar abertamente de um Le Monde, por exemplo. Como sustentar a crise se o mundo anuncia que, ao menos no Brasil, ela acabou e foi branda?

O PIG, pelo menos, sabe de suas limitações e credibilidade, ou falta dela. Contra um Le Monde, um NYT e afins, não se briga. Outro ponto interessante para se analisar é o comportamento em torno do Kassab. Das duas uma, ou o Serra de fato rompeu com a triste figura - e a indicação do Picolé de Chuchu é um forte indício - ou então as desculpas para os cortes - crise - vão pelo mesmo caminho do que os jornais internacionais noticiam: Crise? Que crise?

Concentrando mais em Kassab eu diria que algumas de suas atitudes são simplesmente indefensáveis e a revolta causada por elas tornam impossível para o PIG, já em crise de credibilidade, se posicionar favoravelmente ou ao menos de forma conciliadora. Ainda mais, vale lembrar, porque desde o primeiro corte de Kassab, o da varrição e coleta de lixo, o efeito foi imediato, o caos completo na cidade.

Mera questão de bom senso, por mais que o PIG careça de algum, não defender um dos maiores responsáveis pelo caos. Se o povo joga lixo nas ruas e a coleta é insuficiente, culpa de Kassab pois, ou não se preocupa com a situação do lixo ou não está nem aí para a educação, afinal, é sintoma de falta de educação o ato de emporcalhar as ruas. Não tem escapatória.

Em suma, a idéia de que tudo não passa de fatos isolados - subida de Dilma, rompimento de Serra com Kassab e etc - não me parece procedente. Vejo, sim, um conjunto de acontecimentos, todos os citados pelo Guimarães, mas também uma forte pressão da mídia internacional - não intencional - e também reflexo da pressão interna, efeito da internet, dos protestos, da revolta que reportagem sobre reportagem os jornais vem causando.

Outro grande problema, talvez o crucial, da análise seja a idéia de que o Brasil está dividido em uma guerra-fria particular entre DemoTucanos e seus aliados midiáticos e Lula/Dilma e o pobre PT. Não é verdade. Obviamente o PIG tem maior simpatia pelo lado "direito" do poder, Serra, Democratas, Tucanos e corja limitada, mas não procede que todos os males sejam causados apenas pelo ódio ao PT - que em muitos pontos se assemelha ao Tucanato e se aliançou com uma corja tão ruim quanto a que ficou de fora.

A análise individual dos fatores nos induz ao erro, a acreditar que se trata tudo de uma preparação para o ataque final, de medo da Dilma, de falta de credibilidade.... Vejam, falta de credibilidade os jornais sofrem ha anos!

Eenfim, concordo que algo está por detrás da significativa mudança de tom da mídia, mas discordo da idéia de fatos isolados para analisar caso-a-caso os ocorridos. Tudo faz parte de um mesmo bolo e contribuem para esta nova posição midiática desde a simples verificação dos editoriais estrangeiros, passando pelas obviedades cotidianas (caos, revolta popular quanto às creches, etc), rompimento de alianças (Serra e Kassab) até a pressão exercida pela mídia independente, blogs, twitter e afins.

E, sustento, a idéia de que existe uma conspiração para derrubar Dilma é risível, o que existe é uma tentativa clara do PIG empossar um dos seus, um DemoTucano aliado, não importa quem esteja do outro lado, seja Dilma, seja Lula, seja até o Garotinho! No fim das contas, o que vemos é a oligarquia rachada, divididos entre o apóio ao Neo-PT e o ódio à tudo que esta nova "formação" representa.

O caso Globo versus Record, aliás, é uma perfeita ilustração do que digo, de um lado os Bispos que receberam toda a ajuda possível de Lula, uma parte da oligarquia, e do outro a Globo  eterna rival de Lula, PT e cia, chorando as pitangas perdidas.

Vemos, para terminar, uma luta entre oligarquias rachadas, acima de qualquer outro fator ou análise. PIG/Oligarquia versus (antigo) PT não existe.
------
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

André HP disse...

Nossa positivista e contundente ciência costuma abstrair e ponderar os fenômenos com aquela minúcia irrefreável. Um primeiro e interessante problema, é que a maior parte das coisas são explicadas por um número reduzido e limitado de fatores.

No fim das coisas, tudo é um grande paradoxo, onde tudo influencia tudo.

A mudança da maré midiática não tem, e nunca vai ter, meia duzia de fatores isolados.

Como todo xiita, rabugento e velho Marxista, digo que há mais algo não pautado no post. A mídia impressa está em crise economica - e das brabas. Incredulidade nessas horas é mazoquismo.

Nas antigas, antes do Brasil ter seu primeiro jornal, o norte da america tinha um jornal chamado Sun - daqueles que espreme e sai sangue. A atrocidade era tão cruel, que chegavam a deturpar fatos e inventar notícias. A sociedade reagiu. O jornal mudou. Esse lance da internet desmascarar e corrigir a mídia impressa, corrobora para forçar um ajuste no editorial dos veículos impressos.

Forte Abraço, ótimo post!

Postar um comentário