quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O "confronto" do PIG

Pin It


Comecei a reparar mais seriamente no uso desenfreado e nonsense do termo "confronto" quando a Globo cobriu o protesto dos estudantes na USP, aquele em que eles foram covardemente espancados pela PM, mas que a todo momento era chamado de confronto, ou seja, uma briga entre iguais não-provocada única e exclusivamente pela força policial de Serra.

Etimologicamente, "confronto" pressupõe não só um conflito, mas uma comparação, pressupõe a guerra onde dois grupos antagônicos buscam um objetivo e precisam derrubar o outro para conseguí-lo. Isto só é verdade do lado policial, mas não dos estudantes.

Mas o PIG, e em especial a Globo, se valem deste termo ridículo para declarar, de forma manipulada e com subterfúgios, seu apóio à barbárie policial diária.

Vejam um caso concreto, o do protesto de mil a dois mil e quinhentos manifestantes em Brasília contra o ladrão Arruda e seu partido de corruptos, o DEM.



Este vídeo, do G1, mostra como foi o "confronto" do dia 29 entre a PM e estudantes que se manifestavam contra o Arruda.
- A gente estava aqui pacificamente. Mesmo quando a gente parou o trânsito os motoristas nos apoiaram. E aí a polícia veio pra cima da gente - disse Camila.
Vejam que, por "confronto" temos apenas a cavalaria da polícia indo de encontro com estudantes desarmados e pacíficos. Como quando falamos da PM TUDO sempre piora, eles ainda resolveram prolongar o "confronto" espancando os estudantes que se deitavam no chão - se rendendo, como qualquer um menos nossa ignorante PM sabe - e jogando bombas de gás contra os que fugiam.

Qualquer veículo de notícia decente teria em sua manchete as seguintes palavras: "Massacre", "Abuso", "Violência desmedida", "Abuso de poder", "Violência extremada" e qualquer correlata, todas fazendo referência ao absurdo uso e força desmedida por parte da PM contra estudantes pacíficos e desarmados que exerciam seu direito constitucional de protestar.

Mas a manchete não só "esquece" dos termos mais comuns e cabíveis como ainda faz o seu jogo de sempre, a culpa pelo 'confronto" foi dos manifestantes!
"Manifestantes pedindo a saída de Arruda entram em confronto com polícia"
"Confronto", jornalistas (sic) da Globo, não serve, não encaixa e beira o absurdo. Especialmente quando ainda somos obrigados a ler que foram os manifestantes que entraram em confronto!

Segundo a Record a PM quis evitar confusão! Pode uma coisa dessas? As imagens mostram os manifestantes sendo espancados, a PM lançando bombas e espancando e a culpa de tudo foi.... dos manifestantes!

Segundo a Record, a manifestação foi violenta... CLARO! Violência e brutalidade policial! O "crime" foi tentar fechar uma avenida. Esta é razão, toda a razão, para se espancar.




A Âncora ainda se faz de desentendida "O que será que o pessoal continua fazendo aí? Porque que eles não saem daí?". Este é o jogo do PIG. Eles podem reclamar do Arruda, mas o povo tem que ficar calado, quieto, na frente da TV.

E, tudo pode ficar pior, a repórter de campo teve a cara-de-pau de dizer que a intenção dos manifestates era, preparem-se, entrar em confronto com a PM! "Esta é a intenção deles", disse a piadista do PIG.

Isto não é jornalismo. É mentira pura.


Aliás, é bom saber que nossa polícia, além de violenta e burra ainda é ladra:
"- Passaram com cavalo sobre mim e sobre um senhor já idoso. Levaram a minha bolsa com R$ 200. Eu quero meu dinheiro de volta - reclamou David Wilkson Silva Almeida , de 21 anos."
E, para completar, nossa PM ainda é boazinha, pode espancar, quebrar ossos, deixar contusões... mas pelo menos matar não! Talvez só sem querer, não?
"O coronel Luiz Fonseca, chefe do policiamento local, confirmou o uso de bombas e a prisão de alguns manifestantes. Ele não soube dizer quantos manifestantes estão presos e feridos. Aproximadamente 200 policiais estão no local.
- Foram usadas bombas de efeito moral para dispersar a manifestação. São armas não letais - disse o coronel."
Globo, PIG, os manifestantes não entraram em confronto com a PM, eles foram cruel e covardemente espancados.

*Fotos e vídeos do G1, R7 e O Globo. E mais fotos do espancamento no Uol.
------
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

渚カヲル disse...

"O "crime" foi tentar fechar uma avenida. Esta é razão, toda a razão, para se espancar."

Vou te contar um segredo: fazer isso é um convite à desordem. E, em caso de desordem, naturalmente a polícia entra pra garantir o direito de ir e vir. Emborracha e tudo mesmo. FECHAR AVENIDA, EM VEZ DE CALÇADA/WHATEVER, FAZ TODA A DIFERENÇA.

Ou você tem uma ideia melhor? Deixar eles lá atrapalhando a vida quem não tem nada a ver com isso? E sem aquele mimimi previsível de "mas os transeuntes colocaram o Arruda lá no governo!!!111".

No mais, claro que o Arruda tem que ser punido. E será, ao contrário, infelizmente, dos mensaleiros petistas.

Anônimo disse...

Tsavkko... eu adoro os Trolls! hehehehe

Nunca existiu ordem e muito menos progresso desde a "descoberta" das terras brasilis. Fatiaram a Terra, colocaram suas estrelas nas bandeiras e contruiram a indústria da miséria. As famílias são as mesmas daquela época é só procurar nos registros.
A bandeira do Brasil deveria conter "cegueira e manipulação".

Postar um comentário