terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Polícia e os Atos em Defesa do PNDH-3

Pin It
Não surpreendem os ataques coordenados das forças policiais - sem dúvida enviados pelas elites e milicos apavorados - aos militantes dos direitos humanos, na mesma noite, em dois locais diferentes enquanto eram realizados atos de homenagem à vítimas da ditadura - no rio - e em defesa do PNDH-3- em São Paulo, onde eu estava presente.

No primeiro caso uma falsa ameaça de bomba no meio do ato e no segundo, a invasão da PM no auditório onde se realizava o outro ato.

Apenas os inocentes ou os mal-intencionados poderiam cair na piada de que tudo não passou de coincidência - e o caso de São Paulo se torna ainda mais emblemático por tudo ter ocorrido apenas após a saída do ouvidor da polícia do ato, coisa de 5 minutos depois - quando o que vemos é o reflexo direto e claro do PNDH-e. A direita - militares, polícia, mídia, igreja e ruralistas - está simplesmente apavorada. Antes não sabia como combater o governo Lula e a total falta de argumentos e propostas para derrubar a Dilma se mostraram ineficazes e burros e, agora, com o PNDH-3 se vêem cada vez mais acuados frente à possibilidade de uma maior e mais ampla participação popular nos processos decisórios e na gestão dos bens públicos.


O que se vê são ações coordenadas, sem dúvida visando intimidar o movimento pelos Direitos Humanos.

Mas não passarão, não nos intimidarão jamais!

Recebido por e-mail do companheiro Alípio Freire, Jornalista:

Camaradas,


Vamos divulgar em todas as nossas listas, sites, blogs, impressos, etc.

A senha foi dada no dia 30 de dezembro passado, através de notícia (vazada ou plantada, não se sabe ainda com clareza) pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, no jornal O Estado de S.Paulo, num claro golpe contra o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos - SEDH, tendo como pretexto
Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 (especialmente no que diz respeito à criação Comissão da Verdade, para encaminhar o julgamento dos crimes e criminosos responsáveis pelos seqüestros, cárceres clandestinos, torturas, assassinatos e ocultação de cadáveres durante a ditadura) oficialmente feito público no dia 21 de dezembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em ato do qual participaram todos os seus ministros, exceto o senhor Jobim.


Era a senha da ultra-direita - não nos iludamos.

Na quinta-feira, 14 de janeiro de 2010, o Movimento Nacional de Direitos Humanos, marcou como data para a realização de atos em todo o país em defesa do PNDH; da criação Comissão da Verdade (e de suas atribuições), e do ministro Paulo Vannuchi.

Em atos realizados em São Paulo e o Rio de Janeiro, a PM compareceu.

Leiam abaixo sobre os incidentes nos dois atos, relatados por camaradas que foram testemungas de ambos: Ana Maria Müller (RJ), Lúcia Rodrigues (SP)  e Rose Nogueira (SP).



Não caiamos em alarmismos, nem em armadilhas diversionistas.
Sigamos organizados, serenos e unidos na luta.
Defendamos o PNDH-3 e a Comissão da Verdade enquanto um todo.
Deixemos nossas eventuais divergências pontuais, para serem disputadas no momento adequado, durante seu encaminhamento para discussão e votação no Congresso Nacional.

Putabraço a tod@s,
especialmente às camaradas
Ana Müller, Lúcia Rodrigues e Rose Nogueira,
Alipio Freire
 

ECOS DE PINDORAMA 1


A 40ª MORTE DE MÁRIO ALVES



ANA MARIA MÜLLER

17. 01.2010


  Sexta Feira, 15 de janeiro de 2010 os patrocinadores da Exposição sobre Carlos Marighela, promoveram o encerramento da mesma, e convidaram para a exposição de um filme sobre a trajetória do líder revolucionário à qual seguiria homenagens a familiares de Combatentes mortos pela repressão da Ditadura, dentre esses seria feita homenagem a Lucia Alves, filha de Mário Alves de Souza Vieira, preso político morto nas dependências do DOI-CODI no Rio de Janeiro,na madrugada de 16/17 de janeiro de 1970 e cujo corpo se encontra desaparecido até hoje.

Centenas de pessoas atenderam o convite feito e compareceram na sede da Caixa-Cultural, na Av. Almirante Barroso, centro do Rio de Janeiro.

Quando cheguei vivi a alegria de ver a quantidade de amigos e companheiros presentes ao evento e seguida da perplexidade de saber que nem todos poderiam participar, pois dependia de senhas que deveriam ser retiradas um tempo anterior à exposição do filme e a direção da Caixa não permitiu a colocação de cadeiras extras ou qualquer outra solução que abrigasse as centenas de pessoas que ali estavam. Estava ali para, sobretudo, abraçar minha amiga ZIDA XAVIER PEREIRA, militante emblemática da ALN, que teve a família assassinada pela repressão do Estado ditatorial – 2 filhos: Iuri e Alex  - e seu genro Arnaldo, além de  inúmeros companheiros que deram suas vidas pelo ideal revolucionário.
Não sabia das outras homenagens.

Após os debates e dado início às homenagens, dá-se a noticia que havia uma  ameaça de bomba no local e que era preciso evacuar o prédio.

Carlos Fayal dirigia os trabalhos e insistiu nas  homenagens primeiro à Vitória Grabois, pelos familiares mortos na Guerrilha do Araguaia – seu pai, seu irmão e seu marido.  Em seguida, homenageia-se ZILDA, pelos filhos Yuri e Alex. Como a única filha de Mário Alves não estava presente, solicitaram-me que aceitasse receber e encaminhar quando possível  à Lúcia  o diploma.........
mas mal havia recebido o diploma quando não foi possível permanecer no local pois a segurança do prédio tinha a determinação para deixar o prédio vazio.

O cinema se localiza na sobreloja e o tempo que levei para sair da sobreloja e alcançar a calçada me pareceu longo, demorado demais para atravessar...... Estava assim meio atordoada. Com uma pasta bonita,  cinza, abrigando um diploma sobre a bandeira brasileira como forma de reconhecimento pelos companheiros, 4 flores, e um outro filme passando pela cabeça, o qual trazia noticia de um tempo que parecia nem querer acreditar.............

...................... o início do ano de 1970 foi doloroso demais para mim: amigos presos  passando para fora dos presídios a denuncia de tortura insana que não poupava ninguém.
Em dezembro muitos companheiros fdo PCBr foram presos e logo nos primeiros dias de janeiro, buscando furar um cerco policial, são baleados Ângela Camargo Seixas e Marco Antonio da Silva Lima, militantes do PCBr que foram levados ela ao hospital do exercito e ele deixado já moribundo no hospital Souza Aguiar.  
Dia 16 é preso Mario Alves e levado ao DOI-CODI na Barão de Mesquita – Quartel do Exército,  onde é torturado até a morte.  Sua tortura foi vista pelos presos: Raimundo Jose Barros Teixeira Mendes e Antonio Carlos de Carvalho.  Dia seguinte logo cedo os presos Jose Carlos Brandão Monteiro e  Manuel João, antigos militantes do PCB  são levados para limparem a cela toda ensangüentada e suja de tudo que a mente humana não pode registrar.  Reconheceram  Mário que sussurrava pedindo água e viram retirar seu corpo moribundo e levar para onde ninguém sabe.

Assim que chega a notícia, d. Dilma esposa de Mario Alves, inicia a incansável busca pelo seu paradeiro e se torna uma das fundadoras do  grupo de familiares de Desaparecidos Políticos.  De aparência frágil, mas com férrea determinação, d. Dilma denuncia a prisão de seu marido e exige saber de seu paradeiro.  Protocola hábeas corpus de localização perante as Auditorias Militares, entrega cartas, faz denuncias para imprensa local e internacional e essa busca se torna sua grande luta até o final de seus dias.
Em 1980 promove ação judicial contra a União, requerendo a condenação por seqüestro, seguido de prisão ilegal, tortura, morte e ocultação de cadáver de seu marido– ação que muito honrosamente foi patrocinada por mim,  Abigail Paranhos e Arthur Muller. 
Em 1981 a 1ª Vara Federal do Rio de Janeiro, prolata a sentença procedente à família de Mario Alves e declara a União culpada pela morte de Mario Alves.
Dilma morreu sem saber o paradeiro de seu marido...

Sua única filha Lucia a sucede na luta e até hoje, 40 anos após o assassinato de seu pai, não sabe o que aconteceu naquele 17 de janeiro de 1970, quando carcereiros retiraram seu pai quase sem vida  e o levaram para ............

......O lugar de onde vem as ameaças de bombas; de onde vem os murros nas mesas; de onde vem os ataques de autoritarismo....

...... quem tem medo dessas homenagens?

Certamente os que têm medo da verdade!

São quarenta anos que pesaram nas costas. 
No peito, uma dor;
na mão um diploma para ser entregue e
na cabeça a pergunta:  até quando essas sombras terão medo da verdade?

Em homenagem a d. Dilma, Lucia seu marido e filhos, e todos os familiares de companheiros mortos e desaparecidos,
Continuamos exigindo o esclarecimento sobre suas mortes que somente será possível com a abertura de todos os arquivos da repressão;
a localização dos restos mortais dos nossos companheiros.

ECOS DE PINDORAMA 2


EM SÃO PAULO,
A POLÍCIA TAMBÉM APARAECEU



LÚCIA RODRIGUES

15. 01.2010 




A direita está alvoroçada e vai continuar tentando nos intimidar. O recuo do Lula favorece esses sujeitos. Precisamos nos manter coesos na luta pela punição dos torturadores. Todo mundo sabe que tortura é crime de lesa humanidade, é imprescritível. Portanto, os torturadores precisam pagar pelo que fizeram. Os recentes episódios nos dão ideia de que eles realmente estão temerosos e por isso promovem intimidações. Como a Rose já disse, quando os milicos entraram no auditório Vladimir Herzog eu fui pra cima. Na quinta eu não tava cobrindo para a Caros (acabara de chegar de viagem), fui ao ato como militante, mas fiquei indignada de ver os milicos dentro do nosso sindicato.

Fui pra cima para querer saber o que faziam ali. Entraram dois soldados bem jovens. Com a insistência minha para saber o que faziam ali, o soldado Ricardo Lima disse que haviam recebido um e-mail solicitando a presença da PM no local. Perguntei quem havia passado esse e-mail. Ele respondeu que o sindicato havia solicitado. "O sindicato solicitou, mandou que ficassemos na portaria. Estamos aqui desde às cinco da tarde, estamos aqui cumprindo ordens para patrulhar o local. Viemos para render os outros colegas, para o jantar. Não estamos aqui de graça, não estamos à toa."

Como eu não acreditei na história contada sobre a presença da força policial e insisti para que ele entrasse em contato com o batalhão para saber quem de fato havia mandado a polícia para ali, ele começou a tentar contato pelo rádio. Como lá em cima não tinha sinal, ele disse se poderiamos descer e eu desci com eles. No saguão, mais dois soldados. O soldado J. Ferreira  que comandava os outros militares ficou puto porque o Ricardo Lima tava tentando ligar para o batalhão a pedido meu.
"Até que horas vai isso aqui?, questionou J. Ferreira ao outro militar que havia subido com o soldado Lima.

Como J. Ferrreira se identificou como o superior dos demais soldados passei a questioná-lo pela presença no local. Ele repetiu o que o outro soldado já havia dito. "Mandaram um e-mail solicitando a nossa presença.". Mais uma vez eu disse que essa informação era no minímo estranha e questionei mais uma vez quem havia solicitado a presença deles. Questionei de quem partira a ordem para que eles viessem. "Mandaram a gente vir aqui dar apoio para vcs. A gente não tem acesso, cumpre ordens."

Questionei o fato de eles estarem dentro de um prédio particular e terem entrado no sindicato sem serem convidados. Ele reconheceu que realmente era estranho e que essa era a primeira vez que isso estava acontecendo. Solicitei então que ele entrasse em contato com seu superior para saber quem havia solicitado a presença deles ali e quem havia dado a ordem para que eles estivessem ali. Ele ligou, falou com o tenente, mas a mesma história foi repetida. Solicitei então que o tenente viesse até a rua Rego Freitas para que me dissesse pessoalmente quem havia solicitado a presença da PM. Veio o tenente Aurimar e o aspirante of.PM Flávio.

"É uma determinação para o patrulhamento da área. Eu não questionei a ordem", afirmou Aurimar. Eu solicitei então que ele entrasse em contato com o seu superior para saber quem solicitou a presença deles ali. Ele disse que era impossível saber porque quem poderia responder o meu questionamento havia saído às 19h. Respondi que assim como nos plantões médicos os policiais que assumem o turno recebem as informações do turno anterior para saber o que está rolando. Solicitei portanto, que ele entrasse em contato  com o superior de seu turno, porque obviamente essa informação exisitia. Ele começou a se irritar e disse que não ia gastar os seus créditos (celular). "Não vou gastar meus créditos. Eu como militar não vou falar", respondeu rispidamente.  Eu disse que não estava falando para ele ligar do seu celular, mas do seu rádio. Disse que  essas informações deveriam estar no computador da PM e que se a corporação não estivesse informatizada, que em algum papel a informação deveria constar. Ele ficou mais bravo ainda. Disse que não ia mais conversar comigo e se dirigiu para o soldado afirmando: "Encerra o talão, vamos recolher". Disse que se eu quisesse mais informações que entrasse em contato com a PM (surreal, para dizer o mínimo).

Pelo que os soldados haviam dito anteriomente eles pertencem ao 7º batalhão da PM, localizado na avenida Angélica, na  zona oeste.

Como eles haviam ido à tarde no sindicato e foram recebidos pelo diretor André, eles consideraram o André como o responsável pelo evento. Depois conversei com o André que me contou que os recebeu em sua sala no Sindicato e que inclusive deu o seu cartão para o PM que foi até o local. O André negou que o sindicato tenha solicitado a presença da PM. "O sargento veio perguntar se precisava de apoio. Foi na minha sala, dei meu cartão. Não tem e-mail nenhum", afirmou.O soldado Ricardo Lima tinha ordem para pegar a assinatura. "Para constar no nosso relatório que estivemos aqui."

Segundo J. Ferreira as informações que constam nesse relatório, que eles chamam de talão, são: o nome do responsável pelo evento, o número do RG e o horário de início e término. Se tudo transcorrer normalmente colocam no relatório a sigla S/NOV (sem novidade).

Os quatro soldados que estiveram no prédio do Sindicato são: J. Ferreira, Ricardo Lima, Murilo e Vilares. Lima chegou a comentar que alguém no ato havia dito que a PM hoje tinha outra cabeça. Questionei então se eles estavam no corredor ouvindo. Ele negou que estivessem ali ouvindo o que estava sendo dito. "Nós subimos, mas não foi para atrapalhar.'
------
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Nikola Tesla disse...

Rapaz, você sabe o que é um GULAG?
Bom, se não sabe procure no Google.
Leia a Wikipedia em inglês sobre o tema.
Você acha Lenin um ídolo? Saiba que ele matou 65 milhoes de pessoas!
O socialismo só funciona para formigas e abelhas.
Não é possível que um sistema igualitário funcione devido às paixões e defeitos humanos.
Você pode achar que estou sendo pessimista.
Não estou!
Já fui idealista como você.
Até que tive acesso livre à informação.
Leia sobre Mao. Quantos conterrâneos dissidentes ele teve que matar e Jintao ainda o faz?
No mundo livre você pode ter esse blog. Que é produto do mesmo mundo que você quer acabar.
No mundo socialista se eu abrisse a boca seria morto.
É esse mundo que você quer?
Então você só pode ser mais um megalomaníaco semelhante ao nosso presidente.
Adianto-lhe: o destino dos ditadores é o chão. E com ele seus asseclas.
O ser-humano brada por liberdade.
A mesma que você acredita estar defendendo.
Ledo engano.
Ahh, mas você vai dizer que os americanos são porcos imperialistas.
Certo, eles são mesmo.
Mas você vê o socialismo na Holanda?
Finlandia?
Suíça?
Engraçado né?
Pare e reflita. Não deixe suas convicções tornaram-se fanatismo.
Uma dica de alguém que vê em você hoje o que eu fui ontem.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Vamos ver, você confunde Comunismo com Socialismo. Segundo, você assume posições como minhas sem que eu as tenha declarado (quem raios disse que eu 'gosto" de lênin ou de Mao? Na verdade desprezo radicalmente o segundo!). Terceiro você confunde socialismo com ditadura militar, a que combatemos e, quarto, você é um imbecil.

boa noite e não volte. MAs, como defendemos a democracia, se você quiser pode voltar. No regime que você prega eu estaria morto.

Faxista.

Nikola Tesla disse...

Tsavkko,
Assumo que você "gosta" deles porque você está sendo "conduzido", conscientemente ou não, aos mesmos caminhos trilhados por eles.
Agredir-me não vai fazer você amadurecer. O socialismo é resultado da imaturidade humana. Basta analisar os resultados práticos e históricos oriundos da aplicação da pretensa "justiça social" que ele prega.

Não estou confundindo ditadura com socialismo.
O SOCIALISMO É DITADURA.
O socialismo necessita orbitar em torno de um líder máximo, um semi-Deus, destinado a cumprir as profecias e conduzir as massas.
É sempre a mesma história.
1) O regime socialista se instaura.
2) O regime precisa se proteger da influência externa, por isso infla um exército.
3) Para garantir a "soberania" do seu líder, o exército passa a receber grande parte dos recursos públicos.
4) Os detentores dos meios de produção são "sequestrados" pelo governo. O exército é usado para isso.
5) O governo incha as empresas sequestradas de companheiros.
6) A corrupção e ineficiência assola as empresas, uma vez que o mérito não é técnico, é político.
7) O país entra em crise, o capital foge.
8) Os opositores ao regime começam a falar demais. O exército é usado para contê-los.
9) O regime impõe restrições e tenta proteger o mercado interno estancando o fluxo de importações e exportações.
10) O povo fica apreensivo com a inflação, instabilidades de fornecimento de serviços básicos como água, luz, carne, leite, vegetais.
11) Começam as passeatas.
12) O regime perde força.
13) Eventualmente o regime cai ou afrouxa reduzindo-se a mera figura simbólica.

Veja o Irã, veja Cuba, veja, a China (neste, tudo o que passa pela internet é vigiado), veja a Coréia do Norte (que fica chantageando o Japão e Coréia do Sul com suas armas nucleares). Sobre a Coréia do Norte, ela investiu tanto do suor e sangue de seus cidadãos no belicismo que só tem isso para se manter.
Assim como a antiga USSR, que penhorou todo o poderio militar para tapar o rombo financeiro que o regime deixou.

Espero ter contribuído.
Um fraterno abraço.

Postar um comentário