quinta-feira, 6 de maio de 2010

Serra não odeia só os Nordestinos, ele também odeia os Ateus

Pin It
Há alguns dias postei sobre a infeliz frase de José Serra que demonstrava seu mais profundo desrespeito pelos Nordestinos:

"Eu estava na escola pública e convivia com eles numa total normalidade”.
"Eles" são os nordestinos.

Esta semana, outra vez, Serra demonstrou o quão preconceituoso pode ser. Novamente uma frase infeliz e doentia, desta vez com uma imensa carga de ignorância:
 "a pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não o procura." 
Preconceito explícito contra os Ateus e máxima demonstração de ignorância em relação à eles (nós).

A ATEA, em nota, respondeu à altura:
A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) vem a público protestar contra a declaração do pré-candidato José Serra que compara ateus a fumantes. Ao participar de evento religioso em Santa Catarina, o ex-governador afirmou que "a pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não o procura. A manifestação de Serra é infeliz e inapropriada em diversos níveis.

Em primeiro lugar, a frase revela desinformação, pois ao contrário do que Serra imagina, os ateus não "sabem" que o deus do monoteísmo ocidental "está ali": somos ateus precisamente porque analisamos as evidências e argumentos em favor de sua existência, entendemos que eles não se sustentam. Afirmar que em verdade somos teístas é zombar de nossas convicções pessoais que resultaram de análise profunda e cuidadosa. Significa menosprezar quem somos e como nos definimos, negando a própria existência dos ateus.

A frase ainda é insultuosa porque iguala uma convicção filosófica a uma doença. Para Serra, não apenas somos incompetentes e contraditórios como ateus, mas somos como doentes: indivíduos que precisam de tratamento e de leis que protejam os demais contra a influência perniciosa de nossas atividades.

Por fim, a declaração também é preconceituosa por fazer uma generalização negativa que atinge rigorosamente a todos os ateus e avilta o caráter laico da república que ele pretende governar. Se ganhar a eleição, Serra será presidente tanto de teístas como de ateus e agnósticos, e não parece haver nele qualquer disposição de reconhecer ateus e agnósticos em pé de igualdade com seus compatriotas teístas. Aparentemente, seremos cidadãos de segunda categoria, nada mais do que teístas envergonhados e birrentos.

A afirmação de Serra não apenas denigre a todos os ateus. Recebemos a rejeição absoluta que é a negação de nossa própria existência. Esse tipo de comportamento é inadmissível em qualquer cidadão civilizado, quanto mais de um pretendente ao cargo mais alto da nação. O contexto sugere que Serra teria feito esse tipo de declaração para satisfazer uma plateia que ele aparentemente imaginava ser tão preconceituosa quanto ele, o que é ainda mais embaraçoso.

A Atea é uma associação civil sem fins lucrativos com mais de mil membros que tem entre seus objetivos a luta contra o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos. O IBGE se recusa a divulgar dados referentes ao ateísmo no país, mas de acordo com diversas pesquisas particulares, sabe-se que representamos aproximadamente de 2% da população, ou cerca de 4 milhões de brasileiros. A declaração de Serra exige reparo amplo e imediato em respeito a esses milhões de ateus brasileiros e às centenas de milhões de ateus no mundo.
É este homem, transbordando de preconceitos e de ignorância que quer governar o país. E, pior, em conjunto com hordas neopentecostais!

Aliás, esta declaração foi feita em uma festa onde NOSSO dinheiro foi empregado. Dinheiro público para Serra falar suas besteiras. Dinheiro público pra financiar campanha e evento religioso... Lamentável!
 -----

Segundo O Globo, Serra negou ter dito tal frase... O PIG é famoso por inventar e colocar palavras na boca de quem não lhes agrada, mas na de seu próprio candidato?

A frase teria sido:
- A pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não o procura.
O blog Bule Voador foi atrás do jornalista responsável por divulgar a frase:
É lógico que não há justificativa para tamanho estrago. A frase publicada em minha reportagem em nada se parece com a verdadeira fala do pré-candidato. Não vi o discurso do Serra ao público de 10 mil pessoas. Somente parte de minha equipe, formada por um cinegrafista e um fotógrafo. Cai na bobeira de perguntar a eles o que o Serra havia dito de interessante. Com base no que me foi dito por eles, construí aquela citação vergonhosa e que manchou a imagem do jornal e acabou com a reputação do meu nome. Quem trabalha comigo sabe que eu não sou leviano e nem mentiroso, muito menos partidário político.
Felizmente, o jornal destinou o mesmo espaço para corrigir o meu erro. Ficou a lição e a lembrança de que jamais poderei confiar na apuração de ninguém. Somente na minha.
Att,
Raffael do Prado
Repórter
Grupo RBS – Sucursal de Itajaí
raffael.prado@santa.com.br
(47) 3249-8620 / (47) 9148-2059
Rua Brusque, nº 25, Centro, 88302-000
Itajaí – SC
Em que você acredita? Pelo histórico e até que apareça uma gravação, fico com a certeza de que Serra é um preconceituoso de marca maior e que a RBS arranjou um bode expiatório para segurar o rojão.

Vejam a comparação entre o que foi dito e o que os portais alliados do Serra agora colocaram, via Cloaca News:
------
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Thiago P. disse...

Assim, já até perguntei tua opinião pelo twitter, mas repito aqui: Ele não estaria se referindo no caso, a (por exemplo) cristãos 'não praticantes'? Tipo, o cara crê em Deus mas nem busca nem nada?

Nem tô defendendo o Serra porque só o fato de ele estar neste evento e fazendo discurso já é uma somatória de erros e de crimes eleitorais gigantesca. E o pior - patrocinando pra fazer média com o pessoal. Pior que um monte de gente inocente, sem instrução NENHUMA vai caindo nessa e decide apoiar o serra por que ele é um """"homem de deus"""".

Engraçado que Imprensa toda ficou de mimimi por causa da festa do trabalhador 1/5 e ninguem falou NADA dessa série de conferências aí.

Sei lá, nada me irrita mais do que nego usando igreja, usando pessoas que realmente tão procurando buscar a Deus e tal, pra se promover politicamente, me dá NOJO mesmo!

carlosemilio disse...

Raphael, o fato de ele utilizar "eles" não conota qualquer preconceito. O pronome remete à terceira pessoa, simplesmente. Agora, precisa ver QUAL FOI A ENTOAÇÃO adequada. O problema é que você negritou o pronome, sugerindo uma entoação que eu não ouço, porque está escrito, náo tem trilha. Isso é sugestão sua, atribuição sua. Portanto, raciocínio furado. Agora, se vc tiver isso gravado e esse "eles" tiver a entoação que você quer que ouçamos, aí eu dou a mão à palmatória.
Eu detesto o Serra, mas detesto mais indução em leitura.
Abraço.

Frederico Malta disse...

Eu acredito que você aproveita erros jornalísticos para tentar convencer os outros a concordar com suas opiniões pessoais.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Erro? Um portal aliado do Serra - ainda que não admita, o que é pior ainda - inventou linhas e linhas de um discurso? Será mesmo? Ou ele fez merda e depois desconversou e mandou os aliados fingirem que era um erro?

E, o blog contém minhas opiniões, lê quem quer, quem concorda ou se interessa. Não escrevo sobre o que discordo, isto é um tento quanto óbvio!

Grilo D disse...

Concordo com o carlosemilio em relação ao "eles". Esta palavra pode ser usada para designar qualquer coisa no plural, portanto não tem necessariamente sentido pejorativo.
Agora, o caso dos fumantes e ateus é gravíssimo. Para quem duvida, veja aqui (enquanto não tirarem):
http://www.psdb-sc.org.br/noticia.cfm?noticia=1546
Serra cometeu preconceito duplo, contra fumantes e ateus. Mostra o tipo de respeito que ele dispensa à diversidade, quesito indispensável para quem pensa em governar um país plural como o Brasil.
Abraços,
Grilo D

Raphael Tsavkko Garcia disse...

A qestão não foi exclusivamente relacionada ao "eles", mas a frase como um todo e também a história.

Quem é do nordeste ou conhece bem sabe do preconceito que há em São Paulo contra tem origem nordestina. Isto é um fato. Apenas por este ponto eu já tomaria a frase de Serra como desncessária, consequentemente preconceituosa.

Mas vai além. As políticas de higienização e de expulsão das populações de suas casas, de áreas nobres ou mesmo do extremo da zona sul da cidade para áreas ainda mais extremas são extremamente preconceituosas e costumam atingir em especial as populações nordestinas que são diariamente marginalizadas pelo governo Serra - DemoTucano em geral.

Não é algo que vem de hoje nem isolado. A frase não pode nem deve ser analisada isoladamente, mas como um conjunto de políticas discriminat´´orias que culminaram com esta frase que parece tão simples, mas é carregada de significados.

Glecio disse...

Acho que a palavra a se destacar na frase é 'NORMALIDADE' atribuindo a eles, os nordestinos, um fato preconceituoso, como se eles não fossem seres 'NORMAIS'.

Glecio disse...

Acho que o Serra não tem preconceito contra nordestinos ricos, apenas tem preconceito contra pobres sejam de onde forem.

Daniel Vieira disse...

Raphael, leio sempre o seu blog e percebo que está caindo na armadilha de produzir boatos.

Se você leu o Bule, viu que eles pediram desculpa com fundamentos: Tiveram acesso ao discurso na integra e viram que foi um erro do jornalista. O fato do PIG fazer coisas desse tipo é real: mas você, que apesar de ter uma posição partidária definida e pública, sem checar fontes, sem conferir informação contribuir para desinformação é no mínimo curioso.
A campanha passa, a mancha na reputação de quem age de forma desonesta com seus leitores não.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Daniel, veja que meu post contém toda informação sobre o caso, até mesmo a a suposta retratação do jornalista e etc... A questão final é a minha opinião, eu não engulo essa do repórter da RBS engolir o rojão sozinho e admitir ter inventado linhas e linhas de discurso de seu aliado...

Postar um comentário