quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PSDB e Metrô - Criminalização do povo

Pin It
Algumas coisas simplesmente são inaceitáveis. Uma delas é a criminalização dos movimentos sociais, do povo, de praticamente tudo que desvie da cartilha de falsa prosperidade do PSDB.

Serra, Kassab, Alckmin e 16 anos de governo (sic) DemoTucano conseguiram a façanha de virar todos os movimentos sociais contra si e também conseguiram manter sempre ativa a criminalização de qualquer oposição, legítima ou não.

Fizeram PM e Civil se espancarem e protagonizarem uma das mais vergonhosas batalhas campais do estado de São Paulo, espancaram brutalmente professores em greve, além de terem recorrido à espionagem e infiltração de policiais disfarçados de professores e, não poderia deixar de ser, mantiveram afogada a população da Zona Leste que, ao ir reclamar em frente à prefeitura por dignidade, foram espancados e banhados de pimenta pela preparadíssima Guarda Civil da cidade.

Não preciso mencionar outras grandes realizações dos governos DemoTucanos, como desabamento do Rodoanel ou a cratera do metrô privatizado, cujas investigações foram convenientemente jogadas pra debaixo do tapete pelos deputados aliados.

Quanto ao metrô, desde 2007 foram "apenas" 34 panes e este pequeno caos do dia 21, com centenas, talvez milhares de passageiros sendo forçados a caminhar pelos trilhos, de forma precária, depois do desespero de ficarem uma eternidade parados, sufocados, em vagões lotados.

Mas este desespero e esta situação absurda, tanto da precariedade do serviço e superlotação, quanto o momento em si, o desespero das pessoas espremidas em vagões que sequer comportam a massa humana diária e que não recebem um centavo de investimentos sérios, apenas propaganda enganosa de um seviço fictício e de qualidade ilusória, foram ridicularizados, tripudiados. Os usuários, o povo foi ridicularizado e chamado de vândalo, por ter se desesperado em uma situação de tensão extrema.
“O problema não é a grande mídia não querer divulgar, o fato é que a mídia não foi autorizada a entrar na estação para fazer seu papel, eu estava em um dos trens que parou no elevado entre as estações pq dom pedro e sé, acionamos o botão pq não havia ar, estava no trem novo e não tem janela, o ar condicionado foi desligado, então acionamos o botão mas a porta não abriu, depois de uns 20 minutos, quase sufocados, abriram as portas e mandaram retornar para pq dom pedro.”
Wagner Batista Junior
Parados, sem explicação, em meio aos trilhos e em um calor sufocante, espremidos por uma gigantesca massa humana, algumas pessoas tentaram abrir as portas dos vagões e quebrar as janelas. Para poder sair, para poder respirar e, claro, não sem alguma revolta, justificada, contra a situação inaceitável.
 
A mídia, aliada de primeira hora do atraso DemoTucano não tardou em espalhar a tese de "vandalismo". O povo é vândalo. Porque não esperaram pacientemente e cordatos, mesmo espremidos e humilhados, até que tudo se normalizasse? 1 hora, 2 horas, o tempo que fosse preciso. Sem revolta, sem desespero.
O diretor de Operações do Metrô paulistano, Conrado Grava de Souza, declarou que 17 trens foram depredados pelos passageiros, na manhã de hoje (21), após a interrupção da circulação na Linha 3 -Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Os trens não circularam durante uma hora e 40 minutos (das 7h50 às 9h30) em 18 estações. Souza afirmou que a maioria dos composições teve os vidros quebrados.
17 trens foram "depredados". É a versão oficial. A mesma falsa versão das razões para a pane. Uma blusa preta e o acionamento quase criminoso do botão de emergência. A culpa é do povo.
A roupa do passageiro teria impossibilitado o fechamento da porta, alegou Souza. O acidente ocasionou impaciência nos passageiros, que começaram uma depredação com o objetivo de saírem dos vagões. Ao todo 17 trens sofreram vandalismo. Os vidros quebrados foram as principais consequências da revolta. Na confusão, o botão de emergência foi apertado.
A culpa é do povo, dizem os DemoTucanos, a culpa é do PT, diz Sonsinha. O povo pobre e estúpido que vota no PT, talvez? Ou os mesmos "estúpidos úteis" que votam no PSDB, mesmo sendo tratados como lixo?
“O que aconteceu foi uma falha de porta entre a estação Pedro II e a Sé”, afirma Bene Barbosa, diretor de Comunicação do Sindicato dos Metroviários do Estado de São Paulo. “Uma pane técnica fez com que a porta se abrisse fora da plataforma, em pleno túnel. ”
[...]
“Uma blusa não acarretaria a abertura da porta”, explica Barbosa. “Quando algo obstrui o fechamento, e isso todo mundo que anda de metrô já viu, o operador vai lá, resolve, a porta fecha e a composição segue. Só que hoje a pane ocorreu entre uma estação e outra. Insinuar sabotagem é má-fé. É tentar jogar nas costas dos outros uma responsabilidade que é única e exclusivamente do governo de São Paulo.”
O povo depredou os trens, estavam impacientes! Oras, não podiam esperar calmamente por apenas coisa de uma hora e meia até que alguém tivesse a boa vontade de salvá-los? São vândalos sujos que resolveram se divertir quebrando vidros... Pra que respirar? Pra que dignidade? Ou mesmo respeito?



As "principais consequências" da "revolta" não foram simples vidros quebrados, mas o retrato da realidade de São Paulo. Realidade de descaso das autoridades, de abandono.

Onde estavam prefeito e governador de São Paulo? Inaugurando uma nova estação do metrô!

Vejam que ironia do destino. O povo espremido e sufocando numa linha e o poder público inaugurando uma nova estação para piorar ainda mais a superlotação das linhas existentes. Nem um centavo para melhorar a situação do que já existe, apenas a tentativa de capitalizar em cima de falsa propaganda de realizações e de qualidade.

Que fique claro, quanto mais metrô e estações melhor para todos. Isto é óbvio. Mas não de qualquer jeito. Sem planejamento para que a situação caótica de hoje seja contornada, resolvida. Sem apenas se limitar a inchar o que já está saturado. Ou, pior, privatizar.

DemoTucano é uma espécie que tem duas características marcantes: Privatiza e criminaliza. Não assume responsabilidade, cria teorias conspiratórias e tenta se livrar. Privatiza e criminaliza para lavar as mãos.
------