segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Joaquim Barbosa e a "esquerda" racista

Pin It
Parece ser assim, quando uma pessoa negra se destaca em alguma posição é necessário sacar a origem escravizada da algibeira para lembrar-lhe seu lugar social. E lançam mão de todo tipo de inversão de idéias e recursos de pirotecnia semântica para adjetivar negativamente qualquer negro que confronte o poder branco.

Cidinha da Silva, liderança do Movimento Negro, explicando o racismo de governistas contra Barbosa

Artigo completo: http://is.gd/sCIFsQ
A frase acima vem de postagem de uma líder do movimento negro, Cidinha da Silva, em resposta aos ataques contra Barbosa ao estilo "Capitão do Mato" que muitos governistas vem fazendo. Gente que apoia privatizações, mas se diz de esquerda e que, ainda por cima, é racista.

Sim, qualquer acusação/ofensa contra Barbosa que leve em consideração ou lembre vagamente sua cor/raça é racismo. Repito, É RACISMO.

Se Barbosa fosse branco, ele seria objeto de comparações baseadas em sua cor? Não. Ele seria "apenas" canalha, filho da puta (me perdoem as feministas), safado, boçal, etc, etc, etc...

Mas é negro, logo, ele é um negro filho da puta, um negro safado, um capitão do mato, um negro isso e aquilo. Sim, é racismo.

Meus queridos governistas, xinguem o Barbosa, critiquem o Barbosa, esperneiem, façam greve de fome, mas PAREM de usar a cor/raça dele como arma. Vocês já não tem razão, e conseguem perder o que nem tinham!

O pior dessa história é que o mero fato da concentração dos ataques no Barbosa já denunciam racismo.

Sim, pois se por um lado é fato que Barbosa foi o relator do processo do Mensalão e [e uma das figuras mais destacadas no processo, por outro ele não foi o único a condenar. Ele não colocou uma arma na cabeça dos outros 9 juízes que, por exemplo, condenaram Genoíno (incluindo aí o ex-advogado do PT Toffoli).

Ele não chantageou, sequestrou a família ou fez ameaças aos demais juízes para condenar os mensaleiros. Ele argumentou - podemos discutir se com classe ou sem classe, são outros 500 -, impôs sua visão e venceu. Venceu e convenceu outros juízes, a ampla maioria nomeada pelo próprio PT, como ele próprio, nomeado pelo Lula.

Longe de mim achar que o PT deveria nomear juízes comprometidos com o partido (apesar do Toffoli....), mas sem dúvida o PT deveria ter nomeado juízes comprometidos com o social, progressistas. E este era, em tese, o perfil do Barbosa.

O PT o nomeou, assim como a vários outros de seus "algozes", não tem do que reclamar. Não há nenhum complô, nenhum golpe por parte do judiciário cuja composição foi escolhida pelo partido do poder e nem há "presos políticos" do partido no poder!

O que há é racismo. O racismo de escolher como alvo o único negro dentre os juízes que condenaram os mensaleiros do PT. O racismo de atacá-lo com referências à sua cor/raça, com termos baixos, com preconceito descarado e nada mal disfarçado.

Não cabe às viúvas de Genoínos e Dirceus decidirem quem é ou quem deve ser modelo ou herói para os negros. Não cabe a brancos decidirem quem representa os negros e mais ainda, não cabe a brancos decidirem como deve ser o comportamento de negros e muito menos os tomarem por alvos em sua cruzada contra as condenações.

Isso é, senhoras e senhores, puro racismo. E não é preciso ter qualquer simpatia pelo Barbosa para constatar o óbvio. Denunciar o racismo praticado contra ele é ser coerente e não concordar com suas atitudes ou decisões.

Para os de estômago forte, mais inúmeros exemplos de racismo contra o Barbosa no Governismo.

------