No Twitter o movimento segue forte. Só ontem os acessos ah hashtag #ForaSarney ultrapassara os 2 milhões (2.320.000), mas na "realidade", nos protestos de rua convocados, nenhum sequer chegou a agregar 30 pessoas (Update: Salvo o de São Paulo com cerca de 50, viva!).
No Rio, apenas 26 pessoas se animaram a participar. Em Campo Grande (MS) os manifestantes tiraram algumas fotos e é possível ver o número diminuto de participantes.
Em São Paulo, 50 compareceram. E não vale contar os que estavam parados na frente do MASP tentando entender o que acontecia!
Mas, também, o que esperar de um movimento capitaneado por duas sub-celebridades como Tico Santa Cruz (Quem?) e Marcelo Tas? Marcelo Tas que, aliás, defendeu a PM na invasão da USP e foi obrigado a se retratar depois...
Já não bastava ter virado garoto-propaganda da Telefónica.... Tem gente que não sabe quando chega ao fundo do poço!
-----------------------------------------------

Não sei o que me deu mas fui até o blog do tal do Tico Santa Cruz (Quem?) e me deparei com algo ainda mais ridículo que o comparecimento aos protestos...
O Post "Sarney Venceu" é simplesmente grotesco!
Segundo o "jornalista" (sic mil vezes), Sarney teria vencido porque milhões de brasileiros não participaram dos protestos e também porque muitos ridicularizam o protesto. É uma análise tão torpe que QUASE não merece comentários.
Quase porque, infelizmente, tem gente que realmente lê o blog do indivíduo e porque conseguem levar a figura à sério....
Sarney não "venceu", tampouco perdeu . Um protesto organizado por meio de uma ferramenta da qual uma parcela ínfima da população brasileira participa não é termômetro para nada.
Além disso, esperar que milhares - milhões? - de cibermilitantes realmente saiam às ruas para protestar em um país em que não se levanta a bunda da cadeira para nada além de torcer (obrigado, Millôr), é querer muito! É preciso fumar e cheirar demais para acreditar realmente numa besteira dessas!
---------------------------------------------
Quanto a idéia em si, interessante. No Irã boa parte dos protestos vem sendo organizada pelo
Twitter, muita informação sai do país também só através deste meio e o mesmo vale para Honduras, onde até a energia elétrica vem sendo cortada e foi baixado um Estado de Sítio ("apenas" por 72h, lamenta o Uol).
Mas no Brasil a coisa é diferente. E vimos apenas sub-celebridades tentando aparecer e não um movimento legítimo de massas, mas algo arquitetado por gente que quer ter mais que 15 minutos de fama e ser alguém, fingindo realmente se preocupar com o país e com alguma coisa séria.
Um movimento que tinha até uma cara, uma idéia curiosa, descambou para uma palhaçada mal organizada e um fracasso total.
Aliás, voltando à idéia central, ela é simplista. De que adianta um #ForaSarney? Sai Sarney e entra outro igual. Vão puxar um "Fora" sempre que um novo canalha assumir o posto?
O protesto deve ser contra o congresso, contra os corruptos, contra todos - ou quase todos - e nao contra A ou B, acabando por fazer o jogo de quem quer derrubar o Lula.
Longe de mim defendê-lo, detesto Lulismo, mas a derrubada do Sarney interessa à quem quer barrar o governo, e é fato verificar. Se o DEM está envolvido, alguma coisa podre paira no ar.
Enfim, o protesto foi um fracasso, algumas sub-celebridades já jogaram a toalha mas alguns no Twitter continuam a defender a continuidade, que o próximo será maior e etc...
Quem viver verá!