sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PSOL: A Superação do Sectarismo? As críticas à Dilma em Sergipe [Update]

Pin It
No mesmo dia da declaração criminosa de Mercadante - que ainda não foi objeto de pedido de desculpas por parte de sua candidatura e do PT -, a candidata ao governo de Sergipe pelo PSOL, Professora Avilete, deu uma declaração desastrosa e igualmente criminosa. Chamou Dilma de Terrorista. Basicamente usou os mesmos termos da direita golpista e saudosa da Ditadura para caracterizar uma mulher que lutou contra a Ditadura e foi torturada e presa por isto, logo, uma heroína, como todos que combateram bravamente a Ditadura.

O fato de Dilma ter, depois, assumido uma posição vergonhosa de concordar com a decisão do STF de manter intocada a Lei da Anistia não muda o fato de que ela lutou e merece nosso total respeito e admiração e, JAMAIS, criticas como as proferidas por Avilete.

Mas, o mais surpreendente, foi a própria resposta do PSOL que, em carta aberta, não só repudiou a atitude de sua candidata como, aparentemente, retirou seu apoio a ela, passando a pedir votos para os candidatos do PSTU e do PCB.


Não me recordo de ter visto um partido, por uma única declaração de um de seus membros, de sua candidata, ter não só se desculpado em nota da Direção do partido, como ter suspendido o apoio do partido à candidata, logo, a candidatura.


Por ter sido caluniosa, criminosa, Avilete foi corretamente punida pelo partido. Será que o PT fará o mesmo com o Mercadante, que ofendeu a todo o Movimento Social dos Sem Teto, logo, a todos os movimentos sociais que lutam por moradia, terra e dignidade ou vão fechar os olhos e fingir que não viram nada?


O PSOL, enfim, deu uma lição de ética a ser seguida por todos.


Segue a carta do PSOL/SE:

Repudiamos a postura de Avilete – Carta Aberta ao Povo Sergipano

setembro 29, 2010 por PSOL Sergipe
A Executiva Estadual de Sergipe do PSOL, de modo unanime, vem a publico, em respeito à juventude e aos trabalhadores sergipanos, em particular aos que lutam contra todas as formas de exploração e opressão, afirmar que varias posições defendidas pela candidata ao governo do estado pelo PSOL, Professora Avilte, suas atitudes internas no partido e com os partidos da Frentede Esquerda não condizem com as posições políticas e éticas do PSOL.
Em debate entre os candidatos realizado no dia 28 de setembro de 2009, referiu-se à candidata à presidência da republica do PT Dilma como terrorista.
Entendemos que todos os que lutaram contra a ditadura militar merecem o respeito do povo brasileiro a despeito de suas posições políticas atuais e, além disso, tal postura soma-se à direita mais conservadora de nosso país.
Nossas criticas a candidata Dilma dizem respeito a ela hoje representar um governo que governa em nome do capital, mantendo a subordinação de nosso pais as políticas imperialistas, defendendo os interesses do latifúndio e demais capitalistas em detrimento às reivindicações dos trabalhadores.
Quando a candidata Professora Avilete, em sua propaganda eleitoral defende posição contraria à discriminalização do aborto vai de encontro as resoluções do Congresso Nacional do PSOL, do Coletivo Nacional de Mulheres do PSOL, do Congresso Estadual do PSOL e contra as próprias mulheres vitimas dessa criminalização.
A postura da candidata nos debates entre os candidatos ao governo do estado fazendo coro com o candidato João Alves do DEM vai de encontro as resoluções congressuais do PSOL que coloca o partido em oposição ao governo da coligação petista, aos demais partidos da base de apoio do governo Lula e demais partidos de direita, o que inclui o DEM do candidato João Alves. O PSOL é uma oposição de Esquerda : Nem Deda, nem João.
Executiva Estadual de Sergipe do PSOL
Heitor Pereira Alves Filho
Presidente do Diretório Estadual
Odair Ambrósio
Vice-Presidente do Diretório Estadual
Dalvacir Azevedo Gois
Tesoureira do Diretório Estadual
Danilo Santana
Secretario do Diretório Estadual
Aracaju, 29 de setembro de 2010
Segundo a Folha, Avilete foi mesmo punida e sua candidatura foi retirada. PArabéns ao PSOL por ter rapidamentetomado uma atitude digna e honesta!
O PSOL de Sergipe retirou nesta sexta-feira (1º) a candidatura da professora Avilete Cruz ao governo estadual. A decisão foi tomada por unanimidade pelo diretório estadual do partido, após a candidata afirmar, em debate na Rede Globo na última terça-feira, que a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, era "terrorista, assaltante e assassina".
A declaração de Avilete, feita durante pergunta ao governador e candidato à reeleição Marcelo Déda (PT), foi considerada "a gota d'água" na conturbada relação entre a candidata e o partido. "Foi uma ofensa típica da direita", diz o vice-presidente do PSOL Sergipe, Odair Ambrósio.
------