terça-feira, 28 de julho de 2009

Ingushetia, Chechênia e a Rússia atual

Pin It
Este post deveria ter sido publicado há muito tempo mas continua atual, logo, ainda cabe sua publicação.

Serve, enfim, como introdução ao meu primeiro post no blog Trezentos, amanhã, sobre a situação do Cáucaso Norte como um todo em tempos de conflitos, insurgência islâmica em detrimento do antigo movimento nacionalista de cunho étnico das décadas passadas e repressão.

Este post, por outro lado, trata da troca de governante na Rep. Aut. da Ingushétia, saiu Zyazikov, entrou Yevkurov, ha coisa de 3-4 meses e da escalada de violência na região. Trata ainda da repressão contra a população Chechena comandada por Kadyrov e aplaudida pelo Kremlin.

A parte que ainda permanece relevante toca na sensível questão da falta de democracia nas Repúblicas Autônomas. Putin aboliu o processo de eleição direta para os governantes passando ele - e agora Medvedev - a indicar algum de seus protegidos para os cargos mais altos das repúblicas autônomas.

O que se vê é um movimento pensado e calculado para neutralizar e esmagar qualquer foco não só de resistência mas também tentar sufocar o sentimento nacional das minorias e destruir suprimir suas culturas, línguas e costumes.

O primeiro passo foi o fim das eleições diretas e a indicação vinda do Kremlin, o segundo passo a abolição do direito das repúblicas legislarem sobre seu sistema educacional, impondo o fim do ensino das línguas minoritárias, da cultura e da história dos povos não-Russos.

Em meio à tudo isso, constante repressão e perseguição, intimidação e assassinato de lideranças dos Movimentos Sociais, Sindicatos e de grupos de Direitos Humanos.
-------------------------Não é surpresa que a Ingushétia tenha chegado até o atual nível. Mafiosos colocados por Putin no poder tomaram conta tanto da Ingushétia quanto da vizinha Chechênia.

Agora Putin (ou Medvedev, na verdade não faz diferença) resolveu trocar o governador da Ingushetia, entra o coronel e herói Russo-Ingushe Yunus-Bek Yevkurov e sai o impopular Murat Zyazikov, depois deste ter sido acusado de ser o mandante do assassinato nas mãos da polícia local do repórter opositor Magomed Yevloyev, culminando com diversos protestos contra o governante.

Vale lembrar que, na Rússia, não existem mais eleições diretas para governador, desde que Putin, em 2004, as aboliu. Uma tentativa absurda de centralização do poder e diminuição da autonomia das mais diversas regiões e Repúblicas Autônomas que compõem o país.

Putin e sua máfia, obviamente, tomaram o poder de assalto. Não encontram qualquer resistência em nível federal e agora tampouco em nível regional.

Resistência meramente política, obviamente, apenas em "termos eleitorais", porque se conseguirem até certo ponto "pacificar" a Chechênia, colocando um verdadeiro genocida no poder que passou a eliminar de todas as formas possíveis a resistência Islâmica e não-Islâmica, o mesmo não aconteceu com a Ingushetia.

Por "pacificar" compreendam o óbvio, Kadyrov, presidente da Chechênia iniciou uma era de terror, de perseguições e repressão brutal e até certo ponto conseguiu diminuir a efetividade da resistência ao aplicar uma política de constantes abusos dos direitos humanos, invasões em casas durante a noite, tortura, intimidação e ataques frontais e orquestrados contra qualquer insurgente ou indivíduo que pareça insurgente - ou seja denunciado como tal, em um Estado-policial dominado pelo denuncismo e medo.

Na verdade, os "terroristas" apenas mudaram sua base de operações e contaram com a adesão de centenas de Ingushes insatisfeitos com sua situação de pobreza, exclusão e situação de opressão frente aos Russos.

Os Ingushes são parentes muito próximos dos Chechenos, é de se esperar um mínimo de solidariedade com a luta dos vizinhos. Soma-se a isso o desemprego e desilusão além da pobreza extrema da população e, por fim (em teoria, pois é difícil saber se este fator alimenta de forma decisiva ódio contra os russos) há o conflito latente entre Ingushes e Ossetas que remonta o séc. XIX, onde os primeiros se acham desprivilegiados pelos russos contra o segundo grupo, culminando com a anexação por parte da Ossétia do Norte de uma boa porção do território Ingushe ao longo dos anos.

O quadro para o surgimento e fortalecimento de grupos que pegam em armas contra o governo Ingushe e Russo é mais que propício.

Dentre os muçulmanos, especialmente após o fracasso dos projetos nacionalistas de cunho Socialista ou Pan-Arabista dos anos 60-80, houve um fortalecimento tremendo da religião como política, como arma e na Ingushétia e região do Cáucaso, de maioria Muçulmana, não seria diferente.

A resistência, dita terrorista, dos grupos minoritários à falta de democracia, condições de trabalho e vida e etc parece a única opção e não há como negar, em primeira vista, essa opção.

A única solução encontrada pelos governos, Ingushe, Russo e Checheno, é a franca repressão, as torturas nos porões das forças de "segurança" e a opressão ainda maior das minorias...

Até quando este cenário durará?

Dificil saber mas Putin e seu cãozinho Medveded, pelo jeito, esperam manter o povo Russo e demais minorias na coleira a todo custo. Jornais independentes são raridades, redes de TV independentes ou rádios livres são duramente censurados e a maioria obrigada a fechar e repórteres com o mínimo de isenção, como Yevloyev, Politkovskaia e etc são mortos sob circunstâncias "suspeitas", para dizer o mínimo, ainda que todos saibam os rais mandantes e as razões.

Por mais que seja visível uma melhora nas condições econômicas e sociais de uma boa parte da Rússia, em especial na região oeste, próxima às grandes cidades de Moscou e São Petersburgo e também nas regiões industriais dos Montes Urais, a atual crise mundial vem minando esse crescimento, o desemprego começa a ameaçar a indústria, várias cidades do interior russo começam a ver suas populações minguarem, o alcoolismo ainda é endêmico e não dá mostras de ceder e no Cáucaso a solução é a mais "simples": Oprimir, perseguir, censurar e, não dando certo, matar.
------
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Unknown disse...

E por que será que a imprensa e as grandes potências, sempre tão preocupadas com o que chamam de "tendências totalitárias" de Chavez, Morales & cia, faz deconta que nem viu tanto autorismo? Certamente não é pela posição econômico-estratégica da Rússia, claro que não, imagina!

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Eu tenho uma teoria, na verdade mais de uma. Primeiro, porque a região não importa para ninguém fora da Rússia.

Além disso, ainda existe uma certa aura em torno da Rússia como potência ou ao menos um gigante a não ser molestado. A Rússia está no CS, tem proeminência ainda e Putin é um mafioso que controla a mídia em quase sua totaliddade por lá. Não é alguém para se brincar.

Quanto À mídia especificamente européia, a região já é muito sacudida por conflitos étnicos, senão por movimentos separatistas e autonomistas relevantes, não seria boa política defender regiões separatistas da Rússia quando se tem problemas semelhantes no quintal.

No caso da imprensa da AL, falamos do PIG e também de uma região longe demais para que o público médio se importe.

Dentre outros fatores mais!=)

Petronius disse...

Mais um russófobo... pelo menos é coerente no combate ao nazissionismo.


Paz na terra aos homes de bem.


Petronius.

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Russófobo? Não, de jeito algum. Eu sou apaixonado pela história e lingua russa. Cheguei a cursar 6 meses de Russo e ao menos sei ler o alfabeto!=)

O que eu não tolero é terrorismo de Estado, repressão. E isso os Russos fazem "muito bem" no Cáucaso e, querendo ou não, tem uma máfia no poder.

Criticar não é ter fobia.

Aninha Terra disse...

Olá Raphael, tudo bem?
Você poderia me indicar outros textos ou sites sobre a situação no Cáucaso Norte, estou pesquisando sobre as mulheres denominadas Viúvas Negras e com a questão re-surgindo novamente com o atentado ao metrô de Moscou...cheguei aqui no teu blog!

abraços e desde já obrigada!

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Aninha: ainda semana passada escrevi o seguinte texto que faz referência à outro sobre o Cáucaso que pode te interessar: http://tsavkko.blogspot.com/2010/04/os-ataques-ao-metro-de-moscou-ao.html

Quanto à Região, você talvez encontre muita informação no globalvoicesonline.org e através do site podes entrar em contato com o Onnik Krikorian que é o editor do Cáucaso e com a Veronica Kokhlova, editora de Rússia que podem te passar muita informação, além dos links e artigos que já estão no site.

Outra boa pedida é procurar informações em sites russos em inglês como as agências Itar-Tass ou Ria-Novosti e ainda a Kavkaz Center, pró-guerrilha.

Anônimo disse...

Rafael,
Parabéns pelo blog que eu descobri faz pouco tempo..
Sobre o Cáucaso, estou lendo uma obra que retrata bem o seus cometários sobre o tema. O nome do livro é "Filhos de Grozny", da mesma escritora " O Livreiro de Cabul" Asne Seierstad.
Pode parecer loucura, mas tenho vontade conhecer essa região.
Grande abraço,

Gustavo

Anônimo disse...

Me desculpe.... retificando o nome do livro: Crianças de Grozny..

Postar um comentário