terça-feira, 18 de agosto de 2009

Globo versus Record: Razões de disputa [Update]

Pin It
Além do Cidadão Kane, o documentário censurado

Alguns veículos aventam a possibilidade de toda a briga entre as redes de TV ter como pano de fundo a disputa pelos direitos das olimpíadas de 2016 e pelos direitos do Campeonato Brasileiro. Como todos sabem a Record detém os direitos do primeiro - além dos da próxima olimpíada e do Pan - tendo pago muito caro pela exclusividade e luta pelos direitos do segundo.

No caso das Olimpíadas e do Pan cobra caríssimo pelo direito da Globo (via Globosat) transmitir com exclusividade na TV a cabo - e ainda condiciona toda a negociação a uma melhor posição da Record News na numeração dos canais - e, no caso do Brasileiro, inflacionou os valores ao propor - e depois dar para trás - valor muito superior ao da Globo.

São razões aceitáveis se, porém, confirmadas. Até agora só conjecturas e achismo.


De concreto podemos analisar as imagens veiculadas tanto pelos noticiários da Globo quanto pelo da Record. A Globo está claramente e corretamente atacando a Igreja Universal do Reino de Deus, a Record aparece no meio mais como resultado que como "culpada". Por mais que possamos admitir que o interesse por trás de tudo é atacar a concorrente, na prática não podemos afirmar o mesmo, ao menos não com as evidências que temos hoje.

A Globo não ataca diretamente a Record e sim a cita dentre todas as acusações porque, afinal, seria impossível não fazê-lo e cabe à esta rede concorrente o papel de tomar as dores da IURD, dar-lhe espaço de resposta - vide entrevistas dolorosas com o chefe da máfia, Edir Macedo - e se fazer de vítima. A Record vem pintando a si como a pobrezinha, o patinho feio que vai tomando espaço e é atacada covardemente, mas os fatos até agora não corroboram com esta visão.

A Record, por outro lado, em momento algum tenta - nem conseguiria - responder aos ataques feitos contra a IURD, se limita a mostrar "o outro lado" e, claro, atacar a Globo.

Não que os ataques não sejam corretos, ao menos no conteúdo são certeiros contra a imagem da Globo. A Record não mente em momento algum durante seus ataques à emissora e na verdade beneficia a todos os brasileiros ao desmascarar a Rede Globo, porém, intolerável é a festa que alguns petistas e neopetistas fazem louvando a Record, como se esta fosse a salvadora da qualidade e decência na TV, vale tudo para derrubar a Globo!

Não, não vale. Uma coisa é, acertadamente, corroborar e felicitara Record por seus ataques à Globo, outra é acreditar que a Record faz tudo isto por ser diferente, comprometida, isto é inaceitável.


O problema, quando analisamos a "big picture", é que por mais que os ataques da Record especificamente contra a Globo sejam corretos e honestos do ponto de vista material, estes são motivados por uma incapacidade de defesa aos ataques quem vem do outro lado, por um orgulho ferido, pela indefensabilidade (se existe esta palavra) da IURD que, então, passa a usar sua TV para embaralhar os argumentos e distorcer o assunto principal.

A Record, todos sabem, é fio condutor das mensagens da Universal mas, ao menos até agora, havia alguma cobertura de independência ao longo do dia e de certa forma em seus telejornais. Agora, esta cobertura, esta cortina, foi puxada, retirada de vez e a Record foi desmascarada como a TV oficial da IURD, das respostas, ataques e tentativas torpes de defesa da seita.

O uso que a IURD faz da Record é simplesmente vergonhoso, é lamentável que uma Rede de TV seja nada mais que um cão de briga de uma seita corrupta e sem qualquer vergonha.

No fim das contas, toda a denúncia do fisco, do MP e dos que já foram e são lesados pela seita se provam corretos, procedentes. A Record e a IURD sempre negaram ser uma dona da outra, por mais que "Bispos" e "Pastores" da IURD sejam parte da direção da Record. A afirmação de sempre é a de que é coincidência ou de que não há ligação formal quando apenas algumas pessoas são ligadas à ambas as organizações.

Boa parte da receita da Record vem dos programas da madrugada da IURD, "horário comprado", afirma esta.

Mas, no fim das contas, a virulência dos ataques contra a Globo por parte da Record quando a primeira atacava só a IURD, denunciam que realmente manda na rede. O espaço à "defesa" por parte de Edir Macedo e outros da pior espécie são a prova cabal de que a IURD e a Record são a mesma coisa, na verdade, a Record é cria ilícita da primeira.

A briga entre as redes é por hegemonia, é por orgulho ferido da Universal, é briga de dois gigantes ilegais, corruptores, manipuladores e da pior espécie possível. Não existe lado bom ou correto nesta guerra mas é impensável que alguém escolha um lado para seguir, apoiar e defender.

--------------------------------

O nível da disputa está tão baixo que até "obreiros e pastores", que tem função semelhante aos executores da máfia, agora estão "convencendo" os "fiéis" da IURD a dessintonizarem a Globo e, obviamente, migrarem para a Record.

Apenas mais uma demonstração do caráter nefasto da Igreja Universal que usa a religião (ou uma deturpação da mesma) para promover suas empresas, suas lavagens de dinheiro. EM um país decente soaria absurdo que uma seita se valesse de suas prerrogativas e poder para iniciar uma campanha entre fiéis para desestabilizar uma rede de TV.
"Dá pra tirar esse mal de qualquer aparelho, e se você tem TV a cabo é mais fácil", explicava um obreiro aos fiéis, em meio a um culto em Santo Amaro, na manhã de domingo. "Quem tem TV a cabo ''e mais fácil, é só bloquear. É só bloquear!"


--------------------------------------
Update:

Eis que surge outra teoria sobre as razões que levaram a Globo e a Record às vias de fato. O Portal Comunique-se informa que a IURD apresentou proposta milionária mais uma vez à Globo para comprar espaço em sua programação. A oferta chega à casa do meio bilhão de reais.

A primeira oferta teria sido feita em 2007, assim como a segunda, e a terceira no dia 17 de agosto deste ano, ou seja, ontem.

Daí tiramos duas conclusões:

Primeiro a de que a Record, com as ofertas - e em especial a última, de valor maior que a paga pela seita à Record - visa unicamente "provar" que não privilegia a Record, o que os bispos alegam, mas qualquer um compreende como um jogo planejado e;

Segundo, que as recusas da globo podem ser uma das possíveis razões para a virulência dos ataques da Record contra a Globo quando a segunda apenas noticiava fato conhecido, o processo contra Edir Macedo e seus capangas.

Quanto à segunda idéia, nada a acrescentar, está clara, já no primeiro caso vale acrescentar que a tentativa da IURD de afirmar não privilegiar a Record não procede, visto que seus bispos, obreiros e toda a corja fazem parte da direção da emissora, estão no controle da rede de TV. Com ou sem dinheiro, a Record manda na estrutura da rede de televisão.

Virulência, em parte, explicada.
------