segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Guerra Globo versus Record: Nós ganhamos [Update]

Pin It
Uma coisa é certa, enquanto se atacam, nem Globo nem Record falam qualquer mentira. Ambas nasceram baseadas em falcatruas e ilegalidade, a Globo era a amiguinha da ditadura, a Record é a amiguinha de "Deus".

A Globo detém um monopólio que a Record tenta ameaçar, mas que ainda está longe de ter algum sucesso. A Record tem dinheiro infinito, vinda de doações de trouxas, chamados de "fiéis", além de descarada lavagem de dinheiro, já a Globo detém a franca amizade dos poderosos, por mais que esta amizade não seja contagie o atual executivo, sempre prejudicado pela rede de TV.

Desde o primeiro ataque da Globo contra a Record uma coisa ficou clara, a Globo foi esperta e soube atiçara rede Record que mordeu a isca. Eu já disse isto antes mas volto a repetir, a Record foi citada apenas por cima nas primeiras reportagens da Rede Globo, que visava atacar a IURD, mantenedora, patrocinadora e corruptora da rede dos pastores.

Ninguém é inocente, obviamente a Globo buscou atingir a integridade (sic) e a imagem da Record, não existe ataque sem sentido quando os maiores veículos de mídia do país se degladiam em horário nobre.

Mas deste confronto podemos tirar duas conclusões inescapáveis:

1. Com as denúncias se tornando públicas, coisa que só uma pequena parcela da população tinha acesso através de documentários censurados ou livros apócrifos, todos nós ganhamos. A verdade vem à tona, da pior ou da melhor maneira.

2. A Globo sairá menos prejudicada.

Se por um lado é fato que a IURD costuma crescer quando atacada, por outro a disparidade de Ibopes e alcance das duas redes é marcante. enquanto a média do JN da semana foi de 36,7 pontos no Ibope, a do Jornal da Record foi de 8,6 pontos. Uma diferença gigantesca.

Ao menos no que concerne o veículo televisivo, a Globo vem dando uma lavada e o alcance de suas críticas é muito maior.

Obviamente a Record conta com aliados poderosos como a Folha Universal - a tiragem do "jornal" alcance os 2.344.250 de exemplares semanais, mais de 330 mil por dia, a maior tiragem da América Latina -, os pastores da IURD que sem dúvida reforçarão a lavagem cerebral dos "fiéis" afirmando que a Globo é o capeta mas a Record não (ambas são farinha do mesmo saco). Além disso a Record conta com velada (talvez nem tanto assim) simpatia da cúpula federal - a concessão do sinal para a Record News fala por si só - e também com a simpatia de muitos petistas e neo-petistas.

Analisando mais profundamente a questão do petismo, não surpreende. Na verdade o que me deixa embasbacado é a falta de crítica. "A Record foi fundada com lavagem de dinheiro de fiéis... MAS a Globo apoiou a ditadura, é pior".

Este papo do que é pior, menos pior, mais pior e outros argumentos inúteis e descabidos não tem vez na discussão. Não se trata de ter posição, de gostar ou desgostar mais de uma rede ou de outra e sim denunciar ambas pelo que são.

Nos comentários dos posts anteriores comentaram que a Record seria "mais imparcial" em seus notíciários. Imparcialidade não existe, existe interesse e se a Record não "pega pesado" com Lula, PT e gov federal não o faz por ser "boazinha" e "socialmente engajada" e sim porque uma mão lava a outra, porque o então PL, partido da IURD basicamente, era da base aliada do PT, porque o Gov. Federal deu uma mãozinha com a Record News.

Enfim, não existe "lado correto" nesta briga, todos são canalhas. A Globo por ter infringido - o que ainda faz - as leis brasileiras, ter se aliado com meios estrangeiros de mídia, por ter sido base de sustentação do regime militar, por ter se colocado contra as Diretas, contra os movimentos sociais. A Record, por fim, por ter sido fundada com base em corrupção, lavagem de dinheiro, por ser sustentada e mantida por uma seita da pior espécie, que engana e rouba milhões pelo mundo.

Numa briga destas, tomar posição é se sujar, é corroborar com as canalhices de um dos lados. E isto é intolerável para qualquer pessoa que diga ter discernimento e ética.
------
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

André HP disse...

Seu post me lembrou o mecanismo básico da dialética. Inclusive no âmbito político ele se intitula como "oposição".

Sempre que algo é antagônico a algo. Há a sondagem mútua.

Forte Abraço!

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Sem dúvida ainda que, neste caso, a oposição esteja se valendo de argumentos totalmente nonsenses. Sente que foi atacada onde, na verdade, não foi...

Se bem que, que oposição não faz isso?=)

Anônimo disse...

aiai a record fala da globo mas e ainda pior ela fala q ta lider mas a materia ali msmo fala q a globo e lider o JN e lider para record chega a globo vai ter que comer muito arroz e feijão.

Postar um comentário