quinta-feira, 4 de março de 2010

O PIG como ele é: Fórum Democracia e Liberdade de Expressão

Pin It
À primeira vista, o fato da direita midiática - basicamente toda a imprensa não alternativa - estar se organizando, como vimos no congresso organizado pelo Instituto Millenium e de nome piada-pronta "1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão", pode parecer algo assustador. Podemos pensar: "-Nossa, o PIG está se organizando e agora a coisa vai piorar", mas na verdade, estamos falando exatamente do PIG, de um partido, mesmo que informal, que defende os interesses da direita a todo momento.

Oras, O PIG agora de organização informal, passará a agir de fato como um partido, de forma identificada!

De certa forma nós vencemos, conseguimos fazer, finalmente, o PIG admitir seu partidarismo.

Participaram deste congresso de golpistas:
Promovido por um instituto defensor de valores como a economia de mercado e o direito à propriedade, e que tem entre seus conselheiros nomes como João Roberto Marinho, Roberto Civita, Eurípedes Alcântara e Pedro Bial, o fórum contou com o apoio de entidades como a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), ANER (Associação Nacional de Editores de Revista), ANJ (Associação Nacional de Jornais) e Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). E dedicou boa parte das suas discussões ao que os palestrantes consideram um risco para a democracia brasileira: a eleição de Dilma Rousseff.
O pavor da direita com a possível vitória de Dilma é tão grande que resolveram corroborar todas as nossas acusações de que são um partido mafioso e há muito integrado para bater no governo! O PIG acabou de nos dar mais munição do que podíamos sonhar! Se antes alguns consideravam a alcunha de exagerada e fingiam não ver que os meios de comunicação agiam em bloco e como bloco para atacar o governo e tudo que cheire a esquerda, agora terão de reconhecer que, de fato, o PIG é mesmo o PIG.

O teor dos debates em si é descartável, pouco importa quais novos ataques fizeram Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, a Opus Dei e outras figuras e organizações detestáveis. É mais do mesmo neste ponto.

O que importa, obviamente, é que finalmente a direita se identificou como tal e, melhor ainda, que tem a intenção de se identificar sempre, de identificar de que lado está. Não será surpresa para muitos, mas sem dúvida o será para o grosso da população, que a quase totalidade dos jornais, revistas e redes de televisão irão se alinhar à direita, irão fazer campanha - aberta - ao Serra ou a qualquer DEmoTucano - na verdade já o fazem, só não admitem.

Me atendo por um momento ao fórum em si, é emblemática a participação - como convidado de honra, de Marcel Grainer, presidente da RCTV, televisão venezuelana implicada no golpe que derrubou Chávez em 2002. Nada mais coerente à mídia golpista que convocar um golpista que, ao menos por algumas horas, se saiu bem e realizou o sonho de Folhas, Globos e Vejas....

A RCTV é a emissora de TV venezuelana que não teve sua concessão em canal aberto renovada por descumprir as leis do país e articular o golpe de 2000 contra o presidente Hugo Chávez, cujo presidente foi convidado de honra do evento do Instituto Millenium. Hoje, a RCTV opera apenas no cabo e segue enfrentando o governo por se recusar a cumprir a legislação nacional. Por esta atitude, Marcel Granier é considerado pelos organizadores do Fórum um símbolo mundial da luta pela liberdade de expressão – um direito a que, acreditam, o PT também é contra. 
 Sobraram críticas ao governo, à CONFECOM, ao PNDH-3... Tudo esperado. Surpreende que não tenham convocado para palestrar o pseudo-filósofo e pseudo-tudo do Olavo de Carvalho. Aí sim o show estaria completo e todos receberiam de brinde armas para se preparar para a Revolução Comunista Mundial que, sem dúvida, se aproxima!

E, relembrando, o ponto alto que espero seja cumprido:
Um último conselho foi dado aos veículos de imprensa: assumam publicamente a candidatura que vão apoiar. Espera-se que ao menos esta recomendação seja seguida, para que a posição da grande mídia não seja conhecida apenas por aqueles que puderam pagar R$ 500,00 pela oficina de campanha eleitoral dada nesta segunda-feira.
O grupelho, que em parte é formado por - dizem - ex-comunistas, não poupou MST, Quilombolas, ONGs, Movimentos Sociais...  Tudo e todos fazem parte da organização Comunista mundial para derrotar o livre-mercado. Seria risível, se não fosse sério e se estas opiniões absurdas não encontrassem eco em vários setores e não fossem fielmente reproduzida em basicamente todos os jornais, revistas e TV's do país.

Do outro lado, foi proposta em encontro em São Paulo no sábado passado, a criação da ALTERCOM (Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação), a assossiação da mídia alternativa e blogueiros. Para maiores informações sobre a ALTERCOM vejam na Agência Carta Maior, no Blog do Rovai e no Blog do Rodrigo Vianna.

Minha opinião é a mesma que em relação à Rede de Solidariedade à Blogosfera. Vamos ver se sai do papel e, desde já, me prontifico a ajudar e participar.
------
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Eduardo Carvalho disse...

Caro Raphael Garcia,

Empresários, empreendedores individuais, estudantes, professores e ativistas da área da comunicação criaram no último dia 27 de fevereiro, em São Paulo, a Altercom – Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação. A entidade terá como objetivo central defender os interesses políticos e econômicos das empresas e empreendedores de comunicação comprometidos com os princípios da democratização do acesso à comunicação, da pluralidade e da liberdade de expressão. Não a liberdade apenas para uns poucos grandes grupos midiáticos, como ocorre hoje, mas sim para a maioria da população que não tem respeitado hoje o direito a uma informação de qualidade.
Quanto mais proprietários e empreendimentos de comunicação houver no país, maior será a liberdade de expressão. Essa é uma das idéias que animou a criação da nova entidade: a garantia da expressão coletiva, a universalização do direito à liberdade de expressão. Por meio de uma intervenção coletiva organizada e articulada em todo o país, a Altercom pretende propor e disputar políticas públicas, além de regulamentações que democratizem o acesso aos meios e aos recursos de comunicação no Brasil. Outro objetivo da entidade é dar visibilidade às novas experiências midiáticas e comunicacionais que vêm se expandindo pelo país. Uma Carta de Princípios que será divulgada nos próximos dias sistematizará esses princípios e objetivos que orientarão o funcionamento da associação.

É chegado o momento de partirmos para uma grande articulação nacional destas forças até então dispersas. Assim, o intuito deste contato é o de convidá-lo a participar deste momento histórico de conquistas para a imprensa contra-hegemônica sempre alijada dos processos de difusão que permitiriam a circulação plena de seus conteúdos. Ainda em março, será feito o lançamento da associação e gostaríamos de contar contigo como mais um fundamental signatário de sua Carta de Princípios, para que, coletivamente, reunamos a força necessária para o embate político que se seguirá. Ao nos contactar pel e-mail cadastro@cartamaior.com.br, você receberá um convite para ingressar em nossa rede virtual onde acontece a articulação nacional deste debate.

A idéia de criar a nova entidade surgiu no processo de debates preparatórios para a I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro, em Brasília. De lá para cá ocorreram uma série de reuniões preparatórias, em São Paulo e em Porto Alegre, que culminaram no seminário realizado sábado na capital paulista. Além de debater os princípios e objetivos da nova entidade, o encontro também tratou de temas como liberdade de imprensa e liberdade de expressão, formas de associação, imprensa alternativa e independente e construção coletiva de uma comunicação contra-hegemônica. A mesa redonda que discutiu esses temas foi coordenada por Flavio Aguiar e reuniu os professores Bernardo Kucinski, Venício Lima, Laurindo Leal Filho e Denis de Oliveira.

Eduardo carvalho disse...

Como resumiu Rodrigo Vianna, do blog Escrevinhador, a Altercom deverá reunir editoras, sites, produtoras de vídeo, de rádio, revistas, jornais, blogueiros, agências de comunicação e tantos outros que não se sentem representados pelo condomínio comandado por Abril/Globo/Folha/Estadão, nem tem peso econômico para atuar junto às grandes teles. Defender as posições políticas desse setor significa participar do debate nacional.

Rodrigo Vianna dá um exemplo: se a ABERT (que representa a Globo) ou a ANER (que representa a Abril, basicamente) divulgam uma carta criticando a Confecom por, supostamente, atentar contra a “liberdade de expressão”, a Altercom fará o contraponto em nome dos empresários e empreendedores que não se alinham com o grande capital.

No terreno econômico, a associação defenderá, entre outras coisas, uma regulamentação mais justa e clara das verbas públicas de publicidade, de modo a estimular a diversidade de opiniões existente na sociedade brasileira. Além disso, procurará articular pequenos e médios empresários e empreendedores do setor para disputar também parte da verba dos anunciantes privados. A Altercom pretende ainda abrir espaço para centenas de empreendedores individuais – a maioria deles blogueiros – que surgiram nos últimos anos no Brasil. Nomes como Luiz Carlos Azenha (Vi o Mundo), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Marcelo Salles (Fazendo Media), Eduardo Guimarães (Cidadania.com) e Marco Aurélio Weissheimer (RS Urgente). Blogueiros de todo o país serão convidados a participar da entidade.
Entre em contato conosco o quanto antes e venha protagonizar este momento de formulação de uma nova propositura para a comunicação democrática no país, ancorada na somatória de forças coletivas para a conquista de anseios comuns a todos nós e tão valorosos à sociedade. Aguardamos sua entusiasmada adesão.

Um abraço,

Grupo de Trabalho Articulação
ALTERCOM

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Já estamos sabendo da ALTERCOM e apenas esperando que alguém nos informe como nos filiar e como cooperar com a organização!

Postar um comentário