Depois de toda a crise com o Nassif, com sua falta de capacidade de fazer autocrítica, notei que a discussão tomou um viés interessante.
Falamos em "Blogueiros Progressistas", nome que achei péssimo desde o começo - eu e muita gente - e que abre para termos uma gama imensa de concepções e frentes.
Mas, afinal, são os Progressistas de esquerda? Tod@s? E de que esquerda são?
Muitos tuitaram que estávamos "batendo" no inimigo errado. Que esquerda não deve brigar, que a direita é tão decadente que brigamos entre nós mesmos...
Mas pergunto, quem somos "nós"?
Será que eu sou da mesma "esquerda" que o Aldo Rebelo? Da mesma esquerda que o Paulinho da Força?
Não, eu não sou dessa esquerda. Da esquerda amiga de patrão, amiga da Kátia Abreu. Esta não é, definitivamente a "minha esquerda".
Agora, muitos de nós falam (e eu também falo) em integrar a esquerda, em aproximar. Oras, não escondo minha simpatia pelo PSOL, mas ao mesmo tempo tenho grandes amigos e admiro setores do PT. Assim como tenho semelhanças pontuais com PCB e até com o PCdoB ou PDT.
A questão central não é a esquerda, ou melhor, as esquerdas brigarem. Isso é normal. temos um projeto - a maioria, ou ao menos os sérios - de sociedade, de vida, de mudanças. A direita está quase sempre unida pois se limita a ter projeto de poder. A direita se compromete a lucrar e a sugar [o povo] e nisto se unem perfeitamente.
Mas nós temos diferentes concepções de método, de prática, de objetivos.
Sou partidário do diálogo, de discutir diferenças, de tentar nos aproximar. Mas não a todo custo.
Que me desculpem os que colocam grandes blogueiros acima de críticas, mas quem coaduna com termos como Feminazi, quem censura, quem trata de forma desrespeitosa, fazendo piada, a outros militantes não faz parte da esquerda que eu tomo como "minha", como aquela que eu defendo.
Vamos sim buscar pontos de contato, semelhanças, unificar lutas, mas tudo tem limite.
Blog de comentários sobre política, relações internacionais, direitos humanos, nacionalismo basco e divagações em geral... Nome descaradamente baseado no The Angry Arab
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
De que esquerda falamos? Que esquerda queremos?
------
Marcadores:
#Blogprog,
Blogosfera,
Brasil,
Esquerda,
Nassif,
Polêmica,
Política,
Socialismo
De que esquerda falamos? Que esquerda queremos?
2010-12-16T10:30:00-02:00
Raphael Tsavkko Garcia
#Blogprog|Blogosfera|Brasil|Esquerda|Nassif|Polêmica|Política|Socialismo|
Assinar:
Postar comentários (Atom)