De um lado prevalece a lógica de que o agronegócio é entravado pelo atual Código Florestal, e que o Brasil está a perder oportunidades para um maior desenvolvimento econômico. Do outro lado ativistas ambientais apelam por um projeto lei de “desmatamento zero” em nome da preservação da biodiversidade, da conservação de processos ecológicos e do abrandamento das mudanças climáticas.
E você, de que lado está?
Escreva sobre a polêmica em torno do novo Código Florestal no seu blog entre os dias 7 e 13 de maio. O Global Voices em Português irá trazer as opiniões da blogosfera brasileira e divulgá-las para o resto do mundo.
Não faltarão perspetivas a relatar! Os trâmites do novo Código Florestal estabelecem novos parâmetros para a gestão de florestas e de áreas de proteção ambiental em todos os 6 biomas do Brasil: Caatinga, Cerrado, Pampas, Mata Atlântica, Pantanal e a Amazônia. Na região alargada da floresta Amazônica, o desmatamento atinge cerca de 30 milhões de pessoas e 350 grupos indígenas e étnicos. As florestas estão se tornando cenário de causalidades civilizacionais e de crimes de desmatamento, aos quais o novo código dá anistia.
O que fazemos: O Global Voices é uma comunidade internacional de blogueiros que reportam sobre como os cidadãos usam a Internet e as mídias sociais para tornar suas vozes ouvidas.
Veja as nossas páginas de cobertura especial Floresta em Foco: Amazônia e Dossiê Belo Monte.
Como participar
Envie-nos um email
Para termos a certeza que o seu post não nos passa despercebido, por favor envie uma mensagem para portuguese [arroba] globalvoicesonline [ponto] org com o seu nome, o nome do blog, o título do seu artigo, e um link permanente para o post.
Faça trackback
Link o seu post de volta para este artigo através de trackback.
Use a hashtag
Estamos no Twitter em @gvlusofonia e @globalvoices - deixe-nos uma mensagem com o seu artigo, usando a hashtag #futurodasflorestas ou #vetadilma.
Cronograma
- Divulgação da convocatória: de 4 a 6 de maio de 2012
- Abertura da participação: de 7 a 13 de maio de 2012
- Seleção e elaboração de um artigo com resumo das participações: 14 a 17 de maio de 2012
- Publicação do resumo no Global Voices em Português: 17 de maio de 2012