terça-feira, 28 de abril de 2009

Liberdade de expressão não existe em Israel

Pin It

"Israel prende acusados de incitar evasão do serviço militar"

Ser contra o serviço militar, em Israel, é crime! Absurdo! Se recusar a assassinar Palestinos, a ajudar no Genocídio do povo Palestino é crime em Israel!

A polícia de Israel prendeu, no último domingo e nessa segunda-feira, oito integrantes do grupo antimilitarista Novo Perfil. De acordo com a polícia, os ativistas são suspeitos de "incitação contra o serviço militar".

O grupo Novo Perfil (New Profile) se define como um "grupo feminista que tem o objetivo de transformar Israel em uma sociedade civil e se opõe ao caráter militarista da sociedade".

A polícia confirmou que "há alguns meses vem sendo realizada uma investigação sobre publicações nos sites New Profile (Novo Perfil) e Target 21 (Meta 21, em tradução livre), que incentivam os cidadãos a se esquivarem do serviço militar".

Depois de consolidar as evidências e identificar os proprietários dos computadores dos quais teriam sido enviados os conteúdos dos sites, os policiais executaram invasões a residências e locais de trabalho dos suspeitos, apreendendo computadores e outros materiais ligados à investigação.

A investigação começou em consequência de um pedido do procurador do Exército, Avihai Mandelblit, ao procurador geral da Justiça, Meni Mazuz, expressando sua preocupação com o crescimento do fenômeno de evasão do serviço militar.


Resumindo, ativistas foram presos por se oporem ao serviço militar obrigatório. Pior ainda, tudo comandado por um militar, um procurador militar! Além da flagrante invasão de privacidade, invasão dos computadores dos militantes, ainda o abuso de proibir a livre-manifestação contra o militarismo assassino de um Estado Genocida!

"Sem precedentes"
Para a advogada dos ativistas, Smadar Ben Natan, a operação policial é "sem precedentes". "Não conheço nenhum caso parecido na história de Israel em que a polícia prendeu um grupo inteiro de israelenses e confiscou computadores desta maneira", disse a advogada à BBC Brasil.

Segundo Ben Natan, "não é por acaso que esse fato ocorre às vésperas do Dia da Memória dos soldados mortos, quando se cria um clima em que a opinião pública provavelmente será favorável à ação da polícia". O país marca nesta terça-feira o Dia da Memória, quando são lembrados os 22.570 soldados que morreram nas guerras de Israel.

Simplesmente revoltante. Uso político de prisões, caso sem precedente, invasão de privacidade, atentado à liberdade de expressão... E isto na dita democracia símbolo do Oriente Médio!

De acordo com a advogada, o grupo Novo Perfil "é uma ONG conhecida, que atua segundo a lei, de maneira aberta e pública há mais de dez anos, e uma investigação criminal nesse caso contradiz o princípio da liberdade de expressão".

Disse tudo! Depois de tornar Gaza um Campo de Concentração de fazer inveja aos Campos de Concentração da segunda guerra, de cometer mais um dos seguidos genocídios contra Gaza, de continuar a assassinar civis Palestinos, de destruir toda a estrutura econômica de Gaza, de construir um muro ilegal e vergonhoso - que além de tudo invade os territórios Palestinos que já são minúsculos -, agora os Israelenses se voltaram para dentro.

Nas últimas eleições, depois da vitória vergonhosa da Extrema-Direita fascista e assassina, ficaram claras as intenções de Israel. Isolar os Palestinos, dentro ou fora de seus territórios. Dias antes das eleições uma manobra tentou ilegalizar os partidos árabe-israelenses, amordaçando cerca de 20% da população de Israel, que é Árabe, dos poucos que sobraram das expulsões forçadas e dos massacres e intimidações da época da "independência" de Israel, nos anos 40.

Não nos esqueçamos das propostas de Avigdor Lieberman, fascista Israelense que propôs a expulsão de todos os árabes-israelenses não fiéis à Israel, ao Estado Judeu. Só faltava exigir aos Árabes muçulmanos a conversão!

Agora, finalmente, os ataques finais, amordaças os grupos de Direitos Humanos dentro de Israel. Proibir a liberdade de expressão e tornar de vez o Estado em um Estado Policial, sem liberdade, sem diferenças, sem opiniões.

Serviço militar
A polícia atribui aos ativistas a responsabilidade pelo conteúdo do site Target 21, que dá instruções detalhadas de como obter a liberação do serviço militar. Os integrantes do Novo Perfil, no entanto, negam qualquer ligação com a página de internet.

O site Target 21 explica como os jovens podem convencer o Exército de que sofrem de doenças que os tornariam incapazes de prestar o serviço militar.

"Há várias deficiências que podem levar à liberação do Exército, como doenças mentais crônicas, como esquizofrenia ou depressão. A mais comum é a depressão com tendências suicidas", diz o site.

O nome do site se refere à liberação do Exército pelo chamado "perfil 21", que significa a incapacidade total e permanente de prestar o serviço militar. O Target 21 também menciona, em detalhes, os sintomas mais comuns da depressão, como falta de apetite, cansaço e tristeza.

É a mesma tática usada pela Espanha ao proibir periódicos nacionalistas (Abertzales) como o Egunkaria e o Egin.

Ambos os periódicos defendiam os partidos Abertzales e a Esuqerda Nacionalista Basca porém foram fechados pela "justiça" espanhola sob acusação de serem braços da ETA. Infeliz e ridículo mas, mesmo assim, foram ilegalizados e seus membros em sua maioria, presos. Uma demonstração da liberdade de expressão espanhola. Israel agora copia esta idéia.

A ilegalização do Egin e do Egunkaria contaram não só com o fechamento e com a prisão de vários redatores, jornalistas e editores, mas também com invasão de sedes, censura e práticas de intimidação e terrorismo de Estado. O fechamento do Egunkaria, em especial, causou revolta internacional.

Crime
Segundo o investigador responsável da polícia, Nimrod Daniel, "de acordo com a lei, tratam-se de crimes graves que podem levar à prisão". Pela legislação de Israel, o incitamento à evasão do serviço militar é um crime que pode levar a penas de cinco a sete anos de prisão.

Incrível! O cúmulo do Estado proibir até a livre manifestação de repúdio ao alistamento!

Para o sociólogo político Lev Grinberg, da Universidade Ben Gurion, a ação da polícia contra a ONG "é o primeiro ato que demonstra que temos em Israel um novo governo, mais direitista e mais intolerante".

"Nenhum governo anterior tomou esse tipo de medida contra o grupo Novo Perfil, que já atua há mais de 10 anos", disse Grinberg à BBC Brasil.

"Menos de um mês depois de o governo de Netanyahu e Lieberman assumir, já podemos ver a mudança. Se continuar desse jeito, em breve muitas pessoas em Israel terão medo de expressar suas opiniões".

Excelente comentário. Um governo intolerante, direitista, faltou apenas acrescentar "fascista, genocida e terrorista".

E em breve os Israelenses manifestarão suas opiniões... Pois sim! Já o fizeram! Elegeram um governo fascista!

------