Primeiro, a ANATEL resolveu dizer "Eu existo!" e punir a Telefónica!
Segundo, uma grande empresa vai ser efetivamente punida em um país onde normalmente o úncio e constante prejudicado é o consumidor!
Terceiro, e o melhor, a Telefónica vai ser punida pelo seu serviço medíocre!
Situando os desavisados, a Folha noticiou há pouco que a ANATEL proibiu a Telefónica de vender assinaturas do Speedy a partir da semana que vem, por coisa de um mês!
A pena para descumprimento é de 15 milhões mais mil reais por assinatura habilitada!
Estou ansioso pelo comunicado oficial da Telefónica, sua humilhação pública e reconhecimento de sua falta de infra-estrutura e descaso!
"Diante das inúmeras reclamações registradas em razão da má qualidade dos serviços prestados, o Procon em Goiás suspendeu temporariamente as atividades de comercialização de serviços da empresa NET Goiânia. Cerca de 60 mil domicílios cobertos pela empresa não serão prejudicados.
A partir de amanhã, 21, ficam suspensas a comercialização de serviços, a assinatura de novos contratos para telefonia fixa, TV por assinatura e internet banda larga, separados ou em conjunto. Desse procedimento instaurado, poderá vir uma ação coletiva de consumo, visando à compensação financeira dos consumidores prejudicados.
Até que sejam solucionadas as pendências, implantado um atendimento por telefone e presencial eficiente, melhorada a qualidade técnica dos serviços prestados pela empresa e solucionando os processos administrativos registrados no órgão por clientes, a suspensão será mantida."
Resta saber se a suspensão da Telefónica ocorrerá de fato, se nenhuma jogada "legal" será tentada e se a empresa será efetivamente multada caso desrespeite a decisão. Aliás, cabe saber se realmente a Telefónica fará melhorias no sistema nesse período ou só fingirá.
----
Update:
Vale lembrar que no passado - fevereiro deste ano - o Ministério Públicou multou a Telefónica em 1 bilhão em uma ação pedindo "o ressarcimento a danos materiais e morais causados a milhões de consumidores nos últimos cinco anos diante da má qualidade dos serviços prestados e violação dos direitos dos usuários". Até agora não ouvi falar neles pagando um centavo sequer...
-----
Anatel proíbe Telefônica de vender assinaturas do Speedy
colaboração para a Folha Online, em BrasíliaA Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai proibir, a partir da semana que vem, a habilitação de novas assinaturas do serviço de banda larga Speedy. A medida, que tem caráter cautelar, será publicada no "Diário Oficial da União" na segunda-feira, 22.
A decisão deve durar até a prestadora comprovar para a Anatel que está tomando medidas para melhorar a qualidade do serviço e para coibir novas falhas. A expectativa da Anatel é de que isso seja feito em 30 dias. A empresa registrou seguidas panes nos primeiros meses deste ano.
Se descumprir a medida, a empresa pode ser punida com multa de R$ 15 milhões, além de R$ 1.000 por assinatura habilitada. Além disso, a Telefônica deverá publicar comunicado informando a situação aos consumidores.
A decisão teria sido tomada pelo conselho da agência em reunião na quarta-feira.
A Telefônica informou que "não teve conhecimento oficialmente" do caso, por isso não se manifestou.
Atualmente, a Telefônica tem cerca de 2,6 milhões de usuários do Speedy no Estado de São Paulo. No primeiro trimestre, foram cerca de 100 mil novas assinaturas, de acordo com a empresa de consultoria Teleco.