segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cidadania.com e Luladas: Uma crítica construtiva [Update]

Pin It

O Cidadania.com, blog do Eduardo Guimarães é excelente, disso não há dúvida.

Seu autor é líder e fundador do Movimento dos Sem Mídia, movimento importantíssimo que, dentre outras, tomou a frente nos protestos contra a ditabranda e também participou da orgnaização do último protesto em São Paulo emdefesa da Petrobrás.

O blog é um veículo fantástico de notícias da mídia alternativa e de excelentes análises e post opinativos (por exemplo, delá veio a análise da mída golpista no caso de Honduras e também um bom post sobre a constituição do país e a análise da"mente golpista"), é fato.

Dito isto devo então chegar ao fato, outro, lamentável. São intragáveis os rompantes de Lulismo descarados nas páginas do blog.

Uma coisa é ter simpatia pelo presidente, outra é lamber as botas do mesmo - me desculpem pelo termo até forte mas é a impressão que dá ao ler o Cidadania.com - e não ter qualquer posição crítica, apenas elogios. Um blog permeado por análises incisivas, críticas, investigação e etc não pode simplesmente dedicar todo post ao presidente com elogios sem fim e ponto.

Jamais vi qualquer crítica direta ao presidente, em momento algum o presidente foi criticado pela MP da Grilagem, pelo apóio à fraude no Irã, pela defesa da impunidade na ONU quanto aos Direitos Humanos....

O último post do blog foi sobre o golpe em Honduras. Nada sobre o golpe em si - este já tinha sido esmiuçado em dois outros posts - apenas uma louvação ao Lula por ter, supostamente, "falado grosso" contra o golpe.

Se vamos comentar o "falar grosso" do president eneste caso devemos, sob a pena de sermos absurdamente tendenciosos e descompromissados com a verdade, criticar o apóio à fraude no Irã. São os dois pesos e duas medidas que comentei em outro post de hoje aqui em meu blog, sob o título de "Espanha: A fraude dos outros" mas que poderia ser perfeitamente usada para o caso em tela, bastando para isso mudar o nome "Espanha" e colocar o título da preferência do leitor.

Aliás, nem vale à pena perder meu tempo discutindo sobre a defesa contundente do Sarney. De inimigo e personificação do mal o crápula agora virou melhor amigo. É simplesmente vergonhoso.

Eis o comentário que postei no blog do Eduardo Guimarãe shá alguns minutos, apenas editado para que os links não ficassem por extenso:

Depois da quantidade avassaladora de babaquices e absurdos ditos por Lula nas última semanas, era o mínimo!

Só pra ilustrar alguns casos:

Defesa da fraude no Irã e comparação absurda com vasco e flamengo dos assassinatos de opositores no Irã:

Destaco: "Há uma oposição que não se conforma (com o resultado das eleições). O resultado desse conflito são inocentes morrendo, o que é lamentável e inaceitável por parte de qualquer democrata do mundo"

Link

Defesa de nações genocidas, como Sudão, Sri Lanka e Congo na ONU.

Link:

Isso para não falar da MP da Grilagem, assinada por Lula e que Kátia Abreu agradece!

Link 1 e link 2


E as "luladas" não param, infelizmente!

----------------------------------
Update:

Sem tocar na questão e sem qualquer conhecimento de causa, a resposta do Eduardo Guimarães:

ué, mas não são vocês que dizem que não houve golpe em honduras? seu ídolo lá do esgoto diz que aquilo é "democracia de uniforme"

Resposta de quem jamais se deu ao trabalho de ler este blog e apenas critica por criticar. Atitude lamentável de alguém tão respeitado.
----------------------------------
Update:

"Vocês", quem? Houve golpe em Honduras, houve fraude no Irã, há abusos não-reconhecidos pelo Brasil (ou que o país não quer ver). O que uma coisa tem a ver com a outra? Caso queira, veja meu blog, onde tento cobrir o que acontece em Honduras e minha posição, podee ter certeza, está longe de parecer com a do PIG. O que é intolerável, para mim, é o Lulismo inconsequente. Porque você defende tando o cara que aprovou a MP da Grilagem, cuspindo na cara dos ambientalistas e ONGS? Poruqe nem uma palavra sobre as barbaridades do Lula sobre o Irã ou mesmo sobre o Brasil na ONU nos casos de genocídio, tudo denunciado pela conectas - que conheço muito bem, felizmente - e pela HRW? É questão de coerência. O Lula está de parabéns pelo que falou de honduras mas, convenhamos, já não era sem tempo, pois só vem falando barbaridades. Isso porque nem citei a defesa contundente do Sarney! Mais Luladas!

29/06/2009 19:48

RESPOSTA:
se você não gosta do que lula fala, direito seu. como é meu apoiar o que ele diz. assino embaixo de tudo que lula disse e você citou, menos sobre o irã

Bom saber que o Eduardo Guimarães, então, apoia Sarney, a Grilagem e a posição brasileira de passar a mão na cabeça dos países gneocidas.

Triste, mas é bom saber.
----------------------------------------
[Raphael Tsavkko Garcia] [tsavkko.blogspot.com] [São Paulo/SP/BR] [Estagiário de Comunicação]
Distorço fatos? Onde? O Lula aprovou a MP da Grilagem, você concorda com ele. Isso nos diz o que? Você critiou Irã, louvável, mas a posição de Lula em dizer que os massacres são coisa de vasco e flamengo? Nem uma palavra. Para elogiar, é rápido, para criticar.... nada! quanto ao Sarney, não tem escapatória, concordar com o Lula e dizer que o Sarney é foda, é importante, é grande, me desculpe, é ser conivente. Em algumas questões, não existe meio termo. Quanto À reproduzir o Pig, leia meu blog antes de falar barbaridade dessas. Conhecer o "inimigo" é o primeiro passo. MAs, cá entre nós, os Lulistas são bem típicos, jamais enxergam erro em nada feito pelo Lula, não importa quão absurdo seja este erro, ou comentário temerário. Lula de fato demonstrou lucidez na questão de honduras, foi um golpe e algo tem de ser feito, mas nas demais questões, só comentários lastimáveis e decisões contrárias à tudo que a Esquerda e o PT sempre defenderam, como a MP da Grilagem e a defesa do Sarney.

29/06/2009 20:21

RESPOSTA:
não tenho informações sobre essa mp da grilagem, confesso. sobre o irã, não preciso criticar o lula. ele, obama e vários outros foram cautelosos, mas não apoiaram nenhum dos lados. ele pediu entendimento. eu já acho que deveria ter criticado a repressão, mas eu não sou presidente. você não entende que um presidente da república não pode sair atacando processos eleitorais sem saber se realmente foram fraudulentos. sobre sarney, como diz paulo henrique amorim, agora o pig descobriu que sarney é sarney. ele defendeu um aliado de um ataque orquestrado. a istoé revelou que arthur virgílio também se meteu nessa barafunda e hoje ele está na mídia posando de paladino da moralidade. há um jogo político em curso. você ou é um garoto, ou um desinformado ou um malandro. não sei o que é, dos três. e nem quero saber.
-------------------------------------------------
[Raphael Tsavkko Garcia] [tsavkko.blogspot.com] [São Paulo/SP/BR] [Estagiário de Comunicação]
Cara, bom que finalmente conseguimos chegar em algum lugar. Veja, teu blog é fantástico. Leio todo dia, mas é inegável o Lulismo. Não tenho problema com isso por si só, meu problema é quando toda e qualquer critica vira elogio ao Lula. Eu detesto o Lula, fui do PT por muitos anos e fui traído - para você o sentimento é outro - mas tenho que admitir alguns acertos, assim cromo critico outros sempre que posso. Lula acertou na declaração sobre honduras, assim como acertou em outros momentos mas as ultimas declarações dele foram infelizes. A MP da Grilagem é lastimável. O Sakamoto discorreu muito bem sobre ela e penso que complementei algumas infos no meu blog. Sobre o Irã, o Lula comparou tudo ao vasco e flamengo, depois resolveu emendar, vendo que tinha dito merda. Eu sei que existe o que pode ser falado e o que não pode mas a´te os EUA foram contundentes contra a fraude! Até os EUA, pelo amor de deus! Mesmo que ficasse calado, o lula fez mais uma das suas metáforas desastrosas. Cont

29/06/2009 20:37

RESPOSTA:
sobre o irã, os eua falaram menos do que lula.

[Raphael Tsavkko Garcia] [tsavkko.blogspot.com] [São Paulo/SP/BR] [Estagiário de Comunicação]
Quanto ao Sarney, política ou não, existem coisas que estão acima de tudo, como a decência. A defesa de Sarney nos termos usados pelo Lula são lastimáveis e inacentáveis, é cuspir em tudo que o PT sempre foi e semrpe defendeu - novamente. No mais, vocÊ precisa começar a aceitar críticas sem desmerecer ou diminuir o adversário. Nem todos que criticam ou discordam de você - ou do Lula - são PIG, são fdp's ou "garotos" ou "malandros". Entre a Esquerda muitos discordam ou não teríamos PT, PSOL, PCB, PSTU e por aí vai. concordo com 90% do que vocÊ diz mas tem horas que a defesa do Lula é demais. Você discorda? Fantástico, mas existem maneiras de discordar, debater e ser respeitoso.

29/06/2009 20:40

RESPOSTA:
não dá. eles querem derrubar sarney para pôr no lugar o marconi perillo. é tudo politicagem. sarney foi eleito pelo voto popular. foi eleito presidente do congresso. tem representatividade.

Raphael Tsavkko Garcia] [tsavkko.blogspot.com] [São Paulo/SP/BR] [Estagiário de Comunicação]
Olha, quanto ao Irã, eu discordo. Pelo que andei lendo - e li muito, e grande coisa deveículos dos EUA como o Huffington Post, o Obama foi bem incisivo em suas declarações e não fez metáforas lamentáveis. Quanto ao Sarney, eu até posso concordar em parte com você. Podemos considerar a politicagem - ainda que não importa quem entrasse, seria ruim como é hoje - mas uma coisa é defender um aliado, outra o Sarney nos termos usados. Exagero, é jogar na lama bandeiras. Que defenda, mas saiba defender sem se lambuzar.
------
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Edson disse...

Esse Eduardo Guimarães, pelo que parece, é um membro subalterno da quadrilha

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Edson, discordo. É suspeito, fato, essa defesa intransigente e cega de Lula. Mas não posso dizer que o Eduardo faça parte de qualquer quadrilha.

Mas pelo bem dele e de sua credibilidade um texto explicando algumas posições seria bom, seria excelente na verdade.

Não é possível que para elogiar o texto sempre saia mas para criticar, jamais escreva nada. Fácil falar que Lula "falou grosso" no caso de honduras, mas nenhum comentário sobre as pífias declarações sobre o Irã? Mesmo ele tendo concordado comigo que foram infelizes?

Tudo para não criticar o todo-poderoso Lula?

É lamentável.

Postar um comentário