quarta-feira, 17 de junho de 2009

Palestina e Irã: Curtas [Update]

Pin It
Palestina:

Como todos sabiam, Israel não se limitou a transformar Gaza "apenas" em campo de concentração e não se limitou a usar "apenas" fósforo branco contra civis, mas efetivamente fez de Gaza um campo de treinamento para armamentos "modernos" e severamente letais como urânio empobrecido, que provavelmente causará câncer nas crianças Palestinas nos próximos anos.
"O analista Jean-François Fechino disse, em entrevista coletiva, que conta com evidências que apontam a utilização de urânio empobrecido e outras armas letais, nos enfrentamentos ocorridos entre o dia 27 de dezembro e 18 de janeiro. "Gaza parece ter se tornado um grande campo de experimentação para os laboratórios das indústrias armamentistas americana e israelense", declarou Fechino."
Ainda sobre a Palestina, a ONU e dezenas de ONG's internacionais lançaram um comunicado hoje sobre os 2 anos de cerco À Gaza, um eufemismo para campo de concentração.
"Desde o último conflito entre Israel e o Hamas, milhares de pessoas estão vivendo com buracos nas paredes de suas casas, janelas quebradas e sem água encanada por causa da proibição de entrada de material de construção na região."
---------------------------
Irã:

O Pedro Dória vem fazendo uma cobertura excelente dos acontecimentos no Irã e o Huffington Post continua com seu liveblogging.

Ainda sobre o Dória, este post ilustra muito bem a fraude escancarada no Irã:
"Em pelo menos 30 cidades iranianas, mais de 100% dos eleitores foram às urnas. Em Yazd, 141% dos eleitores votaram. Em Kouhrang, foram 132%. E 120% em Chadegan.

Não é à toa que Ahmadinejad venceu: o interiror realmente compareceu em peso às urnas. Segundo o site iraniano Ayandesh, pelo menos 70 sessões eleitorais retornaram mais votos do que tinham eleitores inscritos. Mais de 200 sessões apresentaram um comparecimento de 95% ou mais – um número extremamente superior à média histórica."

Sobre uma possívle nova Revolução, como ue já venho falando aqui no blog, vale ler este excelente artigo, também do Dória.
-------------------------------------------
Update:
Novamente a Palestina, do blog Somos Todos Palestinos: O líder da FPLP, a Frente Popular pela Libertação da Palestina (cujo líder já foi o grande George Habash), Ahmad Sa'adat terminou sua mais recente greve de fome e foi novamente colocado na solitária, sem direito a receber visitas de sua família. Sa'adat é mantido preso ilegalmente por Israel desde 2006, tendo sido sequestrado pelo exército do Estado Sionista de uma prisão Palestina e é desde então vítim a de violação de direitos e abusos.
Belém – os responsáveis israelenses da prisão decidiram retirar de Ahmad Sa’adat, o líder da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), os seus direitos como castigo pela sua recente greve de fome de nove dias, de acordo com o Ministro palestino de Assuntos dos Prisioneiros; Issa Qaraqe.

A greve de fome, que acabou no domingo, foi em protesto por uma decisão anterior de aprisioná-lo no encarceramento solitário.

Qaraqe contou que a administração da prisão de Askhelon fez uma audiência, e que Sa’adat recusou-se a assistir. A audiência resultou num jogo draconiano de sanções contra Sa’adat, inclusive negar o direito de visitas da família, proibindo-o de visitar a cantina da prisão e fumar. Além do mais, deve pagar uma multa de 200 shekel e passar outra semana no encarceramento solitário.

Qaraqe disse que tais regulamentos "vingam-se" da greve de fome de Sa’adat, que ele disse que foi uma tentativa de mostrar o tratamento ilegal dos israelenses aos prisioneiros palestinos.

Qaraqe culpou a política do governo israelense, que ele disse pôr em perigo a saúde dos prisioneiros; psicológica e física e mesmo a própria vida.

Acrescentou que há quinze prisioneiros que foram isolados no encarceramento solitário durante anos. Disse que “não há pretexto legal nem moral" para estas infrações do Direito.

Ele também disse que o Ministério tinha contatado vários partidos internacionais com esperança de que eles intervirão no caso.

O exército de *“Israel” sequestrou Sa’adat num ataque surpresa numa prisão da Autoridade Palestina em Jericó (Ariha), em 2006, onde tinha sido preso desde 2001 a respeito da morte do ministro de turismode extrema direita de * “Israel”; Rehavam Ze’evi.

Agencias Internacionais

nota da tradução : “Israel”; como é conhecida e entidade sionista que ocupa
as terras da Palestina.

tradução : Comitê de Solidariedade com a Luta do Povo Palestino – CSLPP –D.F.
------