segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Este é o governo de Serra e de seu poste, Kassab: Barbárie e covardia!

Pin It
Foto do G1. O senhor de camisa verde listrada é o vereador Zelão, primeira vítima da violência

Violência. Franca repressão. Abuso de poder e de força. Intimidação.

Frases que definem o governo Serra e o governo Kassab. E, por governo, estou exercendo máxima tolerância!

Fui banhado por gás de pimenta. Eu e dezenas de pessoas que participavam do justo ato por dignidade, por respeito e por uma solução para os alagamentos na Zona Leste. Mais de 300 manifestantes, em sua maioria humildes moradores do Jd. Romano, Jd. Pantanal, Jd. Helena e região, há mais de 2 meses debaixo d'água, convivendo com leptospirose, dengue e outras doenças. Alguns inclusive morrendo.

E a ação da prefeitura, do poste de Serra? Um cheque-despejo de 2 mil reais. E, quando o povo protesta em revolta, violência policial.

Amanhã escreverei um post com vídeos e imagens do protesto, mas por hoje fica a revolta do absurdo!

Raras vezes vi uma ação tão criminosa. Não só o povo e jornalistas foram vítimas da violência da Guarda Civil e da PM, mas também políticos! O Deputado Zarattini e o Vereador Zelão também foram vítimas da polícia e da Guarda, o Zelão levou o pior e chegou a levar porrada de cacetete!
Foto Uol

A @Maria_Fro estava lá e ficou queimada com o Spray de Pimenta. Eu levei muito spray na cara e nos braços, que estão muito vermelhos e ainda recebi uma pancada de cacetete na orelha, sorte que passou mais de raspão do que acertou. Se pega na cabeça eu seria um blogueiro morto.

Neste ponto é preciso agradecer ao Deputado Paulo Teixeira que conseguiu, depois de quase apanhar, conter a ação criminosa dos policiais e também ao Deputado Ivan Valente e ao Senador Suplicy, que também fizeram o possível para permitir a criação de uma comissão para entrar na Prefeitura.
 
Eram mais de 70 policiais "protegendo" o prefeito ausente.

Vale notar, nenhum deputado, vereador ou político sequer DemoTucano. Estes torciam para o povo apanhar. Presentes conosco estavam PSOL, PC e PCdoB.

As principais vítimas da ação da PM foram o povo pobre e humilde da Zona Leste que nada fazia além de empunhar cartazes, qualquer um que estivesse com uma câmera na mão, pra não permitir rastros de sua ação criminosa, e os que deveriam formar a comissão para discutir com o Poste que, obviamente, não estava na prefeitura, falou-se com o Secretário do mesmo.

Vejam só a cara de alegria dos PM's depois de espancar o povo.







Serra e Kassab chegaram ao ponto máximo da covardia. Mandar a polícia espancar os alagados é o cúmulo da crueldade. E é isto que nos espera caso estes crápulas continuem no poder. Apenas para ilustrar, uma garota que se limitava a empunhar um cartaz com os corretos dizeres "Serra e Kassab Assassinos" engoliu tanto spray de pimenta que chegou a passar mal e vomitar. O cartaz dela se tornou laranja.

Apenas uma mostra das queimaduras e alergia causadas pela piment, fora a pancada de cassetete que levei na orelha e o raspão de outro que me arranhou a bochecha:



Serra e Kassab precisam ser parados! Este desgoverno que violenta o povo de forma absurda!

As palavras do vereador - agredido - Zelão dizem tudo:
"- Me acertaram duas pauladas. Queriam me acertar na cara, mas eu segurei. Parece que sentem prazer em agredir - contou Zelão, depois de ser medicado no serviço médico da Câmara de Vereadores e voltar à manifestação com um enorme curativo no braço."
Não parece, sentem! Ao fim da violência vários PM's abriram largos sorrisos e conversaram entre si, se vangloriando.
Guarda Civil que tentou se esconder das minha fotos baixando o capacete e quem me acertou com o cassetete e com a pimenta

Do Vi o Mundo, a declaração da @Maria_Fro e do Leonardo Fuhrmann, coletadas pela Conceição Lemes:
Uma grade separava os manifestantes da sede da Prefeitura. Como havia uma brecha, as pessoas foram entrando. A PM, para aumentar a área de proteção do prédio , resolveu fechá-la e empurrar a grade, para afastar mais os manifestantes”, relata o jornalista Leonardo Fuhrmann. “As pessoas já estavam recuando. Aí, começou  uma  discussão tremenda. A PM partiu para a porrada: desceu o cassetete e lançou spray de gás pimenta a torto e a direito.”
“De repente a PM partiu com tudo para cima da gente”, reforça a historiadora e blogueira Conceição Oliveira. “O povo totalmente desarmado. No meio havia crianças, idosos. Foi uma verdadeira barbárie. Uma prova de que o poder público está devendo mesmo.”
“O Simão Pedro [deputado estadual do PT] e Carlos Zaratini [deputado federal do PT] tentaram conversar com a PM”, acrescenta Leonardo. “A policia não deu a menor bola, ainda jogou gás pimenta na cara deles”
O mesmo aconteceu com os vereadores Jamil Murad (PCdoB) e Zelão (PT) e muitos manifestantes. Conceição e Leonardo, que estavam ali como cidadãos,  filmando e fotogrando o ato, também sofreram na pele os efeitos do gás pimenta.
“Jogarão em cima de mim. Parece queimadura de panela. Pegou o meu braço, o meu olho”, conta Conceição. “Não havia água no local. Uma pessoa teve de me ajudar a ir até uma farmácia para comprar água e uma pasta d’água pra ver se aliviava. Comecei a vomitar, não enxergava nada.”
“Eu tomei gás pimenta direto na cara”, observa Leonardo. “Além de arder demais, fiquei sem enxergar. A vista ficou embaçada até agora.”
------
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Robson Fernando de Souza disse...

É por essa e outras que repudio ser militar. Ser obrigado a abandonar qualquer senso de compaixão e fraternidade humana e encarnar uma máquina de bater e matar em nome de uma autoridade de interesses escusos sob pena de prisão não é pra mim!

Unknown disse...

Caro, nao precisa nem publicar meu comentário, só pra avisar que a palavra jogarao do último parágrafo é na verdade jogaram. Te aviso porque sabe como a crítica desvia do conteúdo que importa para a forma, que às vezes se descola um pouquinho da norma culta. É que vou retwitar.
Abs,
Ligia Sanchez

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Ah, realmente, mas o texto não é meu, é do Vi o Mundo, pelo menos a parte final!=) Não posso mexer! Mas valeu por avisar!

Eduardo Liron disse...

Caramba rafa!

Que absurdo foi esse role!

Não entendo porque uma resposta dessas pruma população que nada mais faz do que buscar a assitencia que o governo deveria estar prestando...

Eu deveria ter ido...

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Doo, não seja por isso! Sexta tem novo protesto e o Kassab diz que estará na prefeitura! O Paulo Teixeira ficou de me confirmar a hora, mas é entre 13 e 14h!

Mário disse...

É o estilo PSDB!!!!
Governo do Estado de São Paulo: Trabalhando por você!!!

Ou ainda:

Respeito por você!!!!

Ao menos eles cumprem o que dizem em uma de suas propagandas:

Água e esgoto em sua porta!!!

Anônimo disse...

RodrigoR

Pois é Povo Paulista e Paulistano, vc apenas está colhendo aquilo que vc semeou na urna há 16 anos atrás...

Digo que é pouco, pois só mentes taquinhas e atrasadas para colocarem no poder, JANIO, MALUF, PITTA, SERRA, KASSAB, ALCKIMIN, COVAS, ENÉAS, CLODOVIL, FRANK AGUIAR, TUMA e etc..

A ZELITE manda e o povo paulista obedece.

Não adianta ficar me apontando, sou paulistano nascido no Hospital Militar e sei do que estou falando.

Cappacete disse...

Divulgue mais esse protesto de sexta, faça uma postagem, e aproveite para pedir que desta vez alguém leve uma câmera filmadora, para que todos vejam com mais detalhes como age a polícia fascista do Zé Alagão.
Abs!

V disse...

Já levei coturnada da PM quando pafletava pela Anistia, mas isso foi em 1982. É por essas e por outras que devemos defender o PNDH III. E que ações como essa, que atentam contra o direito inalienável de protesto, devem ser prontamente repudiadas pelo MP. Os policiais agiram como animais sob o comando de um apito, só que com a internet essas ações serão eternamente lembradas.

cicero disse...

Rafael,
Fico contente do seu esforço e participação nos atos contra as enchentes causadas por Serra e Kassab, mas ao descrever o ato, acabou fazendo uma descrição mais sobre a truculência da PM, os vergões, do gás, etc, que é bom denunciar mesmo, mas sabemos que não é novidade e nem só neste ato que ocorreu e ocorrerá, bem piores.
fala pouco das reivindicações (históricas já) e sobre o problema vivido pela população dos bairros afetados com enchentes etc, que lá estavam lutando contra Kassab, Serra, e que não aparecem nunca, não tem espaço nunca, e aqui também faltou isso.
E com o espaço dado para 'texto sobre o ato' da maria_fro, também presente ao ato, acabou dando mais espaço e palanque ainda para os burocratas e parlamentares que só aparecem na hora do ato, para sair na foto, de maneira totalmente oportunista e eleitoral, inclusive e principalmente parlamentares do PT, que há muito tempo não vão nem lá nos bairros, e não acompanham realmente o que ocorre e os problemas daquela população, e muito menos ajudam a organizar aquele povo, e fazer as mobilizações, construir a luta, etc, e você sabe disso.
Aí, de repente, no relato da maria_fro, consegue a proeza de fazer aparecer como heróis os burocratas e políticos oportunistas do PT (que apareceram na última hora, e depois voltam pros seus gabinetes com ar condicionado), e nada novamente sobre o povo e os movimentos sociais que realmente vem lutando, se organizando, enfrentando as mazelas e a repressão do governo Serra, Kassab, da polícia, constantemente, e há muito tempo, não só no ato.
De cada 10 palavras sobre o ato, a maria_fro teve o dom de dizer 9 sobre "os parlamentares do PT". Isso é desrespeitar sabe quem? o próprio povo que tava lá.
Melhoraria (e muito) sem esta parte extremamente oportunista (eleitoral partidária ao PT), que não só distorce o próprio ato, como sobre todo o histórico destas lutas, sobre a organização popular, de quem realmente vem lutando e mobilizando contra o Serra e Kassab.

Um abraço.

Conceição Oliveira disse...

Rapha, não sou e nem quero ser polícia de blogueiro, mas como você deve ter acompanhado no twitter, Cícero Guedes só lê manchetes e para evitar que outros como ele reproduzam as mesmas inverdades, corrija aí a manchete, há declarações minhas e do Leonardo, no texto da Conceição Lemes que você reproduziu do Vi o Mundo.

Anônimo disse...

Sinal vermelho povo de São Paulo.

a PMSP na mão da Pm (mais de 70 porcento da nossa prefeitura na mão do cecetete da democracia..

Postar um comentário