quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Revista do Brasil Censurada - Parte 1 - Modus operandi Tucano

Pin It
O fato de José Serra e o PSDB terem tentado censurar a Revista do Brasil, o Blog do Artur Henrique e ainda esconderem tudo pra debaixo do tapete forçando o segredo de justiça não surpreende.

O Tucanato é famoso por tentar censurar e efetivamente censurar jornais, blogs, sites e até mesmo o Twitter.

O AI5Digital nasceu da cabeça de um tucano, o Senador Azeredo. Beto Richa, governador do Paraná vive censurando o blogueiro Esmael Moraes e recentemente censurou até mesmo o Twitter de um publicitário. Maria Rita Kehl foi censurada pelo Estadão que, vejam só, apoia os Tucanos.

Como se vê, censurar é modus operandi tucano, é parte integrante de sua ideologia. Mas, claro, os censuradores não aceitam o rótulo e buscam acusar o Lula, vejam só, ou os "blogueiros sujos" de... bem, nem mesmo eles sabem do que nos acusam!

O PSDB tem como aliados a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo, O Globo, a Rede Globo (na verdade todos os veículos das Máfia Organizações Globo), a Veja, a Band... E por aí vai. Sem falar nos bots que usam no Twitter, nos perfis falsos, na TFP, no Silas Malafaia, nos Monarquistas, nos Neonazistas...

Mas, vejam só, nós é que somos sujos!

Voltando à Revista do Brasil (que assino e tenho o prazer de poder ler todo mês, além de acompanhar pelo Twitter, pelo site e etc), só pode ser uma piada de mal gosto que o PSDB tenha, outra vez, partido pra cima de um veículo alternativo.

Mas, claro, não é.
A ação da coligação "O Brasil pode mais", encabeçada pelo PSDB, de José Serra, foi atendida apenas em parte. Além da Revista do Brasil, suspende a circulação do Jornal da CUT, ano 3, nº 28. Mas três itens cruciais foram negados pelo ministro Dias. A demanda dos advogados tucanos queria silenciar o Blog do Artur Henrique, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e pedia a busca e apreensão do material mencionado.
O terceiro item negado é emblemático: o PSDB queria que a questão tramitasse em segredo de Justiça. Nenhuma informação sobre o processo poderia ser divulgada, caso o pedido fosse atendido. Isso denota intenções claras do tucanato de ocultar da opinião pública a própria tentativa de restringir, ou censurar, a circulação de informações e opiniões.
O nome da coligação do Serra, aliás, é emblemático. O Brasil pode mais... pode mais censura, mais criminalização, mais canalhice... Pode ter mais medo, ter mais pobreza, ter mais neonazista, conservador e criminoso no poder.

O Estado de São Paulo declarou seu apoio ao Serra em meio à ataques insensatos contra o governo, mas não me lembro deste mesmo governo ter tentado censurar, impedir a circulação ou mesmo ameaçar os editores do jornal. Mas a oposição não tolera que a Revista do Brasil declare seu apoio a Dilma.
A edição 52 da Revista do Brasil trazia, à capa, uma foto da candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), com a chamada "A vez de Dilma: O país está bem perto de seguir mudando para melhor". A publicação explicita em seu editorial a posição favorável à candidatura Dilma, e traz também reportagem analisando circunstâncias da disputa do segundo turno.
Mas, o pior de tudo, não é nem a censura em si, algo que é comum ao tucanato, mas a hipocrisia de, ao mesmo tempo em que reclama da Revista do Brasil fazer suposta propaganda pró-Dilma - só a Veja pode fazer campanha pró-Serra, talvez - fazer alianças com alas conservadoras da Igreja, com Silas Malafaia, com neonazistas e monarquistas e fingir que está tudo bem e ter a conivência da franca maioria da mídia para enterrar estes fatos.

Mas cabe um adendo. A questão não é a revista A ou B fazer propaganda pra qualquer candidato, o problema é a farsa da imparcialidade. Caros Amigos, Carta Capital, Revista do Brasil e outros NUNCA negaram seu lado, nunca fingiram ser arautos da imparcialidade, isentos. Isto quem faz é o PIG, a grande mídia, é Veja, Folha e cia que se recusam a admitir de que lado estão, posam de isentos, mas fazem campanha descarada pró-Serra. Novamente, o problema não é a campanha pró-Serra, é a não admissão desta campanha.

A blogosfera fez uma extensa pesquisa sobre o caso dos panfletos, mostrando a conexão assustadora entre grupos de extrema-direita e o PSDB. Tudo sumariamente ignorado pela grande mídia que, apenas a contra-gosto, acabou falando sobre ocaso da gráfica cuja dona é ligada ao PSDB e à coordenação de campanha do Serra.

Militantes petistas e mesmo deputados e vereadores foram forçados a fazer vigília na frente da gráfica e nem assim a mídia foi atrás, dar a notícia. Do blog Maria Frô:

Ao mesmo tempo que o PSDB imprime em gráfica do coordenador de infra estrutura da campanha de José Serra (PSDB), Sérgio Kobayashi panfletos apócrifos atribuídos à CNBB contra a candidata Dilma Rousseff a sua coligação “O Brasil pode mais” alegando na Justiça que a Revista Do Brasil faz campanha pró-Dilma pediu e conseguiu censurar a Revista do Brasil número 52.
Leia a edição que Serra que censurar antes que saia do ar:
http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/52/
Divulgue entre os seus amigos: http://www.scribd.com/doc/39603734/RdB-52-censurada
Pior de todos os mundos, não contentes em tentar censurar a revista, os Tucanos ainda pedem segredo de justiça, ou seja, censuram e querem acobertar os rastros.
------