quarta-feira, 18 de maio de 2011

Evento em homenagem às Mães de Maio, 5 anos sem punição dos Crimes de Maio

Pin It
Na quinta, dia 12 de maio, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo recebeu um evento em "celebração" dos 5 anos de impunidade dos Crimes de Maio.
No dia 12 de Maio de 2006, há exatos 5 Anos, a vida de muitas de nós começava a mudar radicalmente: tivemos nossos filhos tirados do nosso convívio familiar violentamente por agentes do Estado Brasileiro e por Grupos de Extermínio ligados a ele durante os terríveis Crimes de Maio. O nosso movimento, de Mães, Familiares e Amig@s de vítimas do Estado, surgiria infelizmente a partir deste trágico episódio.
Ao completar 5 anos, é óbvio que não poderíamos deixar de lembrar nossos tão queridos filhos e filhas. Eles têm estado e seguirão Presentes conosco! Ontem, Hoje e Sempre!
Por ocasião do Aniversário dos 5 Anos dos Crimes de Maio, e da união com tantas outras lutas e movimentos contra o mesmo Genocídio, nós estamos vindo aqui convidar vocês para uma série de importantes atividades. Uma semana inteira repleta de Homenagens, Protestos, Lançamento de Livros, Exibição de Vídeo, Lutas e Poesias!
O evento foi simplesmente emocionante. Poesias declamadas, músicas tocadas e cantadas e diversos depoimentos de mães e familiares de adolescentes assassinados brutalmente pela polícia de São Paulo durante os ataques do PCC e também a presença e depoimentos de familaires de outras vítimas de violência policial de outros estados, como do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Em comum, a violência da PM nas periferias, as vítimas negras, jovens inocentes, vítimas do Estado assassino e de sua força de "segurança".

Mais ainda, a mais completa e total impunidade dos algozes que mesmo passados 5 anos (em alguns casos, como do filho de Maria das Graças, do Espírito Santo, 12 anos) não foram presos ou sofreram qualquer tipo de punição.

Sobre a história dos Crimes de Maio e o nascimento do grupo Mães de Maio, recomendo este post do Futepoca.






Os vídeos abaixo são emocionantes, causam revolta e merecem ser vistos e espalhados.


------