quinta-feira, 4 de junho de 2009

Espanha = Tortura: Faça-se justiça!

Pin It

Uma notícia excelente, a "justiça" Espanhola resolveu finalmente assumir a postura de justiça (sem aspas) e indeferiu os recursos da defesa de treze guardas-civis que torturaram durante um interrogatório a Igor Portu e Mattin Sarasola (já comentei sobre o caso aqui). Ou seja, o processo seguirá adiante e esperamos que se faça justiça.

Sobre tortura e ilegalizações na Espanha, comentei exaustivamente aqui, aqui e aqui, com direito a condenações por parte da ONU e diplomatas.

De Kaos en la Red; Tradução de ASEH:
Os dois jovens de Lesaka apareceram na UCI do Hospital Donostia pouco depois de serem detidos pela Guarda Civil, com indícios de maus-tratos e tortura.

A Audiência Provincial de Gipuzkoa (3.ª Secção) indeferiu os recursos apresentados pela defesa dos treze guardas civis que participaram na detenção e nos interrogatórios a Igor Portu e Mattin Sarasola. Esta decisão da Audiência de Gipuzkoa permite ao Tribunal de Instrução número 1 de Donostia dar sequência ao processo movido a 27 de Fevereiro contra esses agentes pela suposta prática do crime de tortura e lesões aos dois jovens lesakarras.

Entre outras razões para travar o processo contra os guardas civis, a defesa alegava a necessidade de provas testemunhais e a “insuficiência” dos indícios em poder do juiz.

No entanto, a Audiência de Gipuzkoa considerou que, tendo em conta as diligências tomadas até ao momento, existem “indícios racionais suficientes” para continuar com a instrução do processo. O auto destaca ainda que as provas testemunhais dos médicos forenses e de Portu e Sarasola, que a defesa dos guardas civis exigia, podem ter lugar durante o próprio julgamento. E indefere o pedido da defesa relativo à alegada falta de credibilidade dos lesakarras.
------