sábado, 3 de outubro de 2009

A derrota de Madrid - Rio 2016

Pin It


A derrota da cidade de Madrid para sediar as Olimpíadas de 2016 não é só bem-vinda (não apenas pela vencedora ter sido o Rio de Janeiro, minha terra maravilhosa) como era necessária.


Um Estado - como a Espanha - que não respeita o direito básico de autodeterminação de suas minorias, não permite - como o Reino Unido de Grã Bretanha e Irlanda do Norte - que suas nações possuam seleções nacionais e disputem internacionalmente competições de nível e, pior ainda, sequer respeita o direito de votar e ser votado, de viver livremente, de decidir seu futuro, não merece sediar um evento de tamanha importância e significado.

A Espanha não respeita minimamente a carta olímpica, pior, não existe no país um verdadeiro espírito olímpico, apenas o resto do fascismo Franquista arraigado nos partidos dominantes e em parte da sociedade.

A Espanha não permite que seu povo - que o diga suas minorias - falem livremente. Bradar pela República é crime, criticar o Rei, um fascista assassino que, suspeita-se, matou o próprio irmão, é motivo para prisão, enfim, falar a verdade neste país é criminalizado. Como pode um país sem liberdade de expressão plena, sem a garantia das liberdades de cada um dos cidadãos, ser sede de uma olimpíada, um marco na história de qualquer país?

Como pode um país que mata, tortura, "desaparece" e aprisiona suas minorias ser sede ou ter sua capital como sede de um evento marcado pela tolerância, respeito e diversidade? Não pode. Madrid perdeu.

Barcelona, Catalunha, foi um marco para o povo Catalão. Não simbolizava a Espanha senão a força de um povo nacionalista e orgulhoso que urge pela sua independência, por sua seleção nacional e sua identidade como nação em um Estado próprio.

O mesmo almeja o povo Basco: Uma seleção, um Estado.

‘Euskal Herria, nazio bat, selekzio bat, federazio bat’

«País Basco, uma nação, uma selecção, uma federação» 




A derrota de Madrid é uma vitória para Catalães, Bascos, Andaluzes, Galegos e todas as minorias oprimidas da Espanha.

No Facebook, os catalães correram para criar uma campanha/comunidade pedindo para que Barcelona sedie as Olimpíadas de 2020 como capital da Catalunha, Estado na Europa livre da dominação colonial espanhola.

Barcelona 2020, Jocs Olímpics amb les seleccions catalanes

Mentre Espanya impedeixi el reconeixement de l'esport català, Madrid no pot ser seu d'uns Jocs Olímpics. Un país com Espanya, que no respecta la carta olímpica, no es mereix obtenir aquesta fita. Volem tenir el dret democràtic a perdre, fins i tot a ser apallissats, però volem fer-ho representant al nostres País, Catalunya.
El Comitè Olímpic Internacional ha concedit l’organització del Jocs Olímpics de 2016 a Rio de Janeiro, Madrid ha perdut en la votació final, com dèiem en aquest grup de suport a Chicago 2016, la capital d’Espanya no podia organitzar uns jocs, mentre Espanya no reconegui les seleccions catalanes, s’ha guanyat una primera causa, ara cal aconseguir l’objectiu principal, que les seleccions catalanes puguin competir com ho fan les seleccions dels altres països, hi tenim dret, i ningú ens el pot negar.
Per aquests motius, decidim canviar el nom del grup, per demanar al Govern de Catalunya i a l’Ajuntament de Barcelona que des d’avui mateix iniciem el treball per presentar la candidatura de Barcelona als jocs olímpics de 2020, com a capitat d’un país independent, Catalunya.
Pot ser una utopia, però és una motivació per aconseguir el reconeixement de les nostres seleccions, volem tenir aquest dret, volem tenir el dret fins i tot a perdre, i Espanya no seguir practicant el joc brut.
------
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Visca les llibertats del poble català!

Raphael Tsavkko Garcia disse...

Visca Catalunya Lliure! =)

Postar um comentário