terça-feira, 23 de novembro de 2010

Blogueiros “sujos” cara a cara com “O Cara” - Dedo na ferida ou louvação? Algumas sugestões.

Pin It
Amanhã, vários blogueiros "progressistas" irão entrevistar o Lula, vulgo "O Cara". Até aí nenhum problema, na verdade uma idéia excelente e ousada, tirar da grande mídia o monopólio e permitir que blogueiros tenham acesso ao presidente para ir além das perguntas que normalmente só interessam às elites.
O evento acontecerá às 9h da manhã da próxima quarta-feira no Palácio do Planalto e será transmitido ao vivo pelo Blog do Planalto, pelos blogs que participarão da primeira entrevista coletiva do presidente Lula à blogosfera e por outros blogs e sites interessados em retransmiti-la. No blog do governo Lula haverá instruções sobre como incorporar a transmissão a outras páginas da web ou como participar via Twitter.
Mas quando olhamos a lista... Praticamente todos os blogueiros convidados se alinham mais ou menos radicalmente ao Lula e ao petismo.
Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Cloaca (Cloaca News), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Leandro Fortes (Brasilia Eu Vi), José Augusto (Amigos do Presidente Lula), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna).
De todos os convidados, apenas Pierre Lucena não fez campanha ou defendia a candidata de Lula (votou na Marina), enquanto todos os demais são lulistas ou, ao menos, defenderam Dilma de forma entusiasmada.

Como bem comentou a Maíra do @Vivamulher, não há nenhuma mulher na lista. Acabamos de eleger a primeira presidenta do Brasil e, mesmo assim, não lembraram de convidar nenhumra mulher (e temos excelentes blogueiras que poderiam ser convidadas, como a @maria_fro, @crisprodrigues, @nideoliveira71, @semiramis, etc).
---
Update1:
A @Maria_fro e a Conceição Lemes (Vi o Mundo) foram convidadas e não podem ir.
Update2:
A Danielle do Barão de Itararé informa, por e-mail, que a Conceição Lemes irá a entrevista.
---
Dos blogueiros convidados eu conheço pessoalmente a praticamente todos e, com todo respeito, duvido que a maioria faça perguntas incômodas. E são estas perguntas, as incômodas, que fazem a diferença. Espero estar errado, mas não acredito muito nisto.

Obviamente que eu não esperaria por um convite ao Reinaldo Azevedo ou a qualquer blogueiro ligado à grande mídia, como Noblat e etc, pois estes, em geral, já em amplo acesso ao presidente e todos sabemos qual seria a orientação de suas perguntas.

Por parte dos blogueiros convidados, louvar o Lula, agradecer, perguntar como foi sua experiência e besteiras do tipo é jogar no lixo a oportunidade histórica de termos blogueiros tratados como parte da mídia pela primeira vez na história - ao menos em um evento desta magnitude e com este significado.

Obviamente que os blogueiros convidados não devem tentar encurralar o Lula usando os mesmos argumentos (sic) da grande mídia, do PIG, mas também não devem deixar de colocar o dedo na ferida.

Alguns vem considerando este convite e esta oportunidade como uma vitória da blogosfera, como um reconhecimento pelos nossos esforços... Talvez seja, mas a verdade é que, pela lista, me parece que o governo tem mesmo é o interesse de ter uma platéia de jornalistas/blogueiros mais fácil de lidar do que com a platéia tradicional.

Pode - e espero que seja - um tiro no pé, ou melhor, que a platéia não seja tão cordial quando o esperado e seja, enfim, incisiva, pergunte aquilo que efetivamente queremos saber e que nenhum jornalista tem a coragem - ou a permissão dos patrões - para perguntar.

Alguns - a maioria - vem enxergando nesta entrevista aos blogueiros uma revolução. Infelizmente não sou tão otimista. Vejo sim, algum reconhecimento do nosso trabalho, mas por outro lado a atitude do governo em relação à grande mídia - ou mesmo da forma pela qual a grande mídia nos trata, com censura e intimidações - não mudou e dificilmente mudará.

Ver os jornalistas (sic) e blogueiros da grande mídia se mordendo será divertido, mas isto não é suficiente.

Se agirmos como chapa-branca teremos perdido totalmente nossa credibilidade e seremos alvos fáceis e indefesos frente ao PIG. Iremos agir da mesma forma que a mídia, a mesma que criticamos, mas ao invés de ataques inconsequentes, teremos louvações inconsequentes. Onde ficará nossa moral?

Tenho algumas sugestões de perguntas mais ou menos relacionadas com nossa atividade:

- De quem foi a idéia de colocar alguém como Hélio Costa no Ministério das Comunicações e como este absurdo foi sustentado por tanto tempo?
- Porque o governo não deu passos concretos - na verdade abandonou - na direção de uma ampla Reforma Agrária?
- Porque o governo não deu passos concretos na aplicação efetiva dos princípios da CONFECOM e na revisão de concessões de TV?
- Porque o governo simplesmente não se posicionou em casos como os da Ficha Falsa da Dilma e em outros episódios de abusos por parte da mídia?
- Porque o governo não só não trabalhou pela abertura dos arquivos da Ditadura e pela punição dos torturadores, na verdade apoiando aqueles que defendiam o esquecimento e a vergonha?
- Porque, mesmo tendo sido duramente atacada durante toda a campanha, Dilma foi na Globo dar entrevista logo que venceu?
- Porque o PNDH-3 foi abandonado?
- Quais razões levaram o PT a se aliar com Roseana Sarney no Maranhão, jogando toda a história local do partido no lixo?
- Qual será o papel dos blogueiros no próximo governo? Teremos incentivos, seremos convidados a dar opinião e participar ou só seremos massa de manobra pra quando interessar?
- Porque o governo não se posicionou contra a censura aos blogueiros (Arles, Falha de São Paulo, etc) durante todo o mandato?
- Porque o governo não se empenhou em garantir e ampliar os direitos dos homossexuais através da criminalização da homofobia, da legalização do casamento gay e da adoção de crianças por casais de mesmo sexo?
- Os blogueiros passaram anos combatendo o AI5Digital, porque o governo não fechou questão contra as várias tentativas de nos censurar?
- Por anos, o governo foi bombardeado pela mídia e mesmo assim deixou sem resolver questões como o Controle Social da mídia e das comunicações, porque nada fizeram?
- E quanto aos monopólios das teles, porque esperar 8 anos para começar o PNBL e, mesmo assim, não atacar empresas e suas práticas criminosas como Telefônica, Oi/Velox e cia? E a ANATEL, porque, em 8 anos, nunca funcionou?

Estas são apenas algumas poucas questões que levanto, esperando que a entrevista de amanhã não seja só proveitosa, mas esclarecedora. Que os blogueiros presentes tenham a coragem de questionar devidamente, sem puxação de saco nem jogando esta grande oportunidade - que é de TODA a blogosfera progressista - no lixo.

Os blogueiros convidados devem lembrar que estão lá não apenas graças aos seus esforços, mas também pela ampla mobilização dos mais diversos setores da blogosfera, dos esforços de todos nós durante a campanha e durante todo o governo Lula.

Espero que saibam nos representar.
---
Recomendo a leitura do post da @crisprodrigues sobre a entrevista que acontecerá amanhã.
------