segunda-feira, 22 de junho de 2009

Irã: A Esquerda anacrônica [Update]

Pin It

Em meio a todo horror no Irã, à violência sem igual da polícia e das milícias, os assassinatos, torturas e prisões arbitrárias, ainda existem aqueles que vem a CIA pode detrás de tudo, vêem uma conspiração internacional sionista para derrubar o democrata Ahmadinejad.

São artigos lamentáveis, que nos lembram da velha propaganda soviética onde tudo é o inimigo, tudo é conspiração e sempre há a "mão invisível" por trás (na verdade, a clara mão dos EUA e hoje de Israel).

Este tipo de coisa não é só loucura, não é só cegueira, é também um desrespeito à memória dos mortos, um desserviço aos jovens reformistas que protestam, é uma vergonha. Este tipo de atitude implode a Esquerda, a relega ao posto de ideologia conspiratória, tola.

Repasso três links de blogs de Esquerda com vergonhosasa cusações contra os manifestantes:


Primeiro, um artigo do Resistir.info, importante portal português, com artigo do James Petras, que foi ligado ao PSTU e é um ícone da esquerda mundial Ou pelo menos era, para muitos como eu. Link.
"A interrogação na sequência das eleições é a resposta israelense. Netanyahu assinalou aos seus seguidores sionistas americanos que eles deveriam utilizar o ardil da "fraude eleitoral" para exercer a máxima pressão sobre o regime Obama no sentido de acabar com todos os planos para encontrar-se com o novamente reeleito Ahmadinejad.

Paradoxalmente, comentaristas estado-unidenses (da esquerda, direita e centro) que "compraram" a mentira da fraude eleitoral estão de forma não intencional a proporcionar a Netanyahu e seus seguidores americanos argumentos e falsificações: Onde eles vêm guerras religiosas, nós vemos guerras de classe; onde eles vêem fraude eleitoral, nós vemos desestabilização imperial. "
Outro artigo do portal Boltxe, que publica constantemente informas e discussões pertinentes À Esquerda Abertzale e à esquerda pelo mundo. O artigo original foi publicado pela Agência Bolivariana de Notícias, órgão ligado à Chavez, um dos primeiros a parabenizar Ahmadinejad por sua vitória - fraude. Link Boltxe e link da ABN.
"Estados Unidos (EEUU) y la coalición occidental, que habitualmente intervienen mediante acciones de guerra contra la autodeterminación de los pueblos, lo han intentado todo para desestabilizar a la República Islámica de Irán."
Por último, um arttigo publicado no Vi o Mundo, de Paul Craig Roberts, originalmente para o Counterpunch. Link.
"Mas, de fato, Mousavi foi o primeiro a declarar vitória, apenas algumas horas depois de encerrada a votação. É procedimento 'clássico' da CIA, para desacreditar resultados eleitorais que não sejam os 'desejados'. A CIA sempre apressa a declaração de vitória. Quanto mais tempo houvesse entre uma declaração 'preventiva' de vitória e a liberação das tabelas oficiais de votos apurados, mais tempo Mousavi teria para criar a impressão de que as autoridades eleitorais, responsáveis pelas eleições, estariam alterando as tabelas de apuração. O mais engraçado é que tantos finjam que não veem o truque e o golpe; menos engraçado é que sinceramente não os vejam."
------------------------------------
Estes são apenas três exemplos, dos muitos que podem ser encontrados, que demonstram a falência da Esquerda tradicional, demonstram a necessidade - sentida fortemente pela Esquerda nas eleições européias do começo do mês - urgente de reforma, de novas idéias, de novos paradigmas.

O mundo não é mais o da Guerra Fria, nem tudo é preto ou branco, não existe mais a guerra única entre Comunistas bons e Capitalistas maus.

Boa parte da Esquerda ainda enxerga o mundo desta forma, e acaba por fazer o serviço dos reacionários, acaba por facilitar o trabalho dos que não tem compromisso com a verdade, com a democracia, com o povo.
-----------------------------------
Update:

Mais um texto lamentável sobre a suposta conspiração da CIA, de Thierry Meyssan, via Somos Todos Palestinos. Link.
"Já não se pode saber se eles são enviados por testemunhas das manifestações em Teerão ou por agentes da CIA em Langley, e não se pode mais distinguir o verdadeiro do falso. O objectivo é criar cada vez mais confusão e levar os iranianos a lutarem entre si. Os estados-maiores, por toda a parte do mundo, seguem com atenção os acontecimentos em Teerão. Cada um deles tenta avaliar a eficácia deste novo método de subversão no laboratório iraniano. É evidente que o processo de desestabilização funcionou. Mas não é seguro que a CIA possa canalizar os manifestantes para que eles façam por si mesmos aquilo que o Pentágono recusou fazer e que eles não têm qualquer vontade de fazer: mudar o regime, acabar com a revolução islâmica."
------